Quantcast
Circularidade

Tetra Pak investe 60 milhões de euros em fábrica-piloto para desenvolver barreira à base de papel

Tetra Pak investe 60 milhões de euros em fábrica-piloto para desenvolver barreira à base de papel Direitos Reservados

A Tetra Pak anunciou um investimento de 60 milhões de euros numa fábrica-piloto, na Suécia, destinada ao desenvolvimento de tecnologia própria de barreira à base de papel.

O anúncio surge na sequência da recente introdução, nos pacotes de bebidas da empresa, de uma solução que substitui a tradicional camada de alumínio por uma nova barreira à base de papel.

 

De acordo com o comunicado de imprensa, esta inovação permite aumentar o teor de papel das embalagens para cerca de 80% e, quando combinada com polímeros de origem vegetal, elevar o conteúdo renovável rastreável até 92%, contribuindo para uma redução da pegada de carbono que pode chegar aos 43%.

Para acelerar o desenvolvimento deste novo material de embalagem asséptica, a Tetra Pak decidiu avançar com a criação da fábrica-piloto, que, segundo a nota de imprensa, permitirá também disponibilizar aos clientes informação detalhada sobre a solução ao longo de todo o processo de fabrico, desde o desenvolvimento da barreira até à produção do material da embalagem e à fase de enchimento.

 

A fábrica-piloto será instalada em Lund, uma escolha que reflete a forte ligação da cidade à investigação e ao desenvolvimento de materiais, bem como a colaboração com a Universidade de Lund e o acesso a infraestruturas avançadas de teste no laboratório MAX IV, também localizado na cidade.

Segundo Joakim Tuvesson, Vice President Materials & Package da Tetra Pak, “ao expandirmos as nossas instalações e reforçarmos as parcerias estratégicas, o objetivo é disponibilizar a nossa inovadora barreira à base de papel a um maior número de clientes, acelerando a transição para materiais de embalagem mais sustentáveis. Esperamos iniciar a produção e receber os primeiros clientes na nova fábrica-piloto no primeiro trimestre de 2027.”

 

Este investimento insere-se no compromisso contínuo da Tetra Pak de aplicar cerca de 100 milhões de euros por ano, até 2030, no desenvolvimento de soluções de embalagens de bebidas mais sustentáveis.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever