Quantcast
Tecnologia

Volocopter conclui voo de teste tripulado no espaço aéreo italiano

Volocopter conclui voo de teste tripulado no espaço aéreo italiano

A Volocopter concluiu os primeiros voos de teste de descolagem e de aterragem vertical elétrica tripulada (eVTOL) no espaço aéreo italiano e deu início às operações do primeiro vertiport totalmente funcional em Itália.

O teste ocorreu um ano depois da apresentação do primeiro protótipo eVTOL no país e o voo é visto como um passo para o lançamento dos serviços de mobilidade aérea avançada (AAM) entre o Aeroporto Fiumicino e a cidade de Roma até 2024.

 

O Volocopter 2X elétrico voou a 40km/h por cinco minutos, a uma altitude de 40 metros ao longo de uma trajetória de voo em forma de oito, depois de obter as autorizações das autoridades italianas, da autoridade de aviação civil (Ente Nazionale per l’Aviazione Civile – ENAC) e o provedor de serviços de controle de tráfego aéreo (Ente Nazionale Assistenza al Volo – ENAV).

O Volocopter 2X foi concebido para transportar passageiros, sem emissões em estradas e vias congestionadas em ambientes urbanos.

 

 

Demonstração do vertiport

O vertiport, que ocupa uma área de 5.500m2, foi desenhado para garantir a compatibilidade com os principais eVTOLs que serão certificados nos próximos anos e foi projetado para a realização de vários tipos de testes para operações de voo e em terra tais como turnaround e carregamento de bateria bem como possui um sistema elétrico para a testagem de tecnologias de carregamento eVTOL como troca de baterias e carregamento rápido.

 

A demonstração do vertiport foi organizada pela UrbanV, juntamente com o Aeroporto de la Côte d’Azur, com o Aeroporto di Venezia e o Aeroporto Guglielmo Marconi di Bologna e o objetivo passa pela construção de vertiports a nível internacional.

Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever