A ID Logistics, empresa especializada em logística contratual, anuncia as tendências que vão marcar o setor da logística nos próximos 12 meses, numa altura em que se celebra o Dia Mundial da Logística, a 16 de fevereiro.
De acordo com a empresa, vivemos um cenário atual logístico de constante evolução, em que os avanços tecnológicos são já catalisadores para a eficiência e para a competitividade. Assim, a ID Logistics acredita que o setor logístico está “imerso numa revolução tecnológica que vai além da mera automatização de processos”.
E acrescenta que, embora a adoção de tecnologias como a inteligência artificial (IA), a robótica e a análise de dados tenham transformado “radicalmente” a cadeia de abastecimento, dá destaque à “importância de não perder de vista o elemento humano nesta equação”.
Fusão de tecnologia e talento humano
A ID Logistics dá destaque à importância em unir tecnologia e talento humano, solidificando-os como “aliados fundamentais”. Da inteligência artificial à automatização e robótica, a empresa diz ser fulcral avançar com otimizações para as operações e melhorar a análise de dados, de forma que as empresas consigam antecipar e adaptar-se à dinâmica do mercado em tempo real.
A empresa diz também ser “crucial reconhecer o papel insubstituível que o talento humano representa”, sendo importante apostar no desenvolvimento profissional e na formação contínua, pois são os pilares para enfrentar os desafios futuros.
Flexibilidade na última milha e logística urbana
“A última milha e a logística urbana continuam a evoluir, à medida que os consumidores definem novos hábitos para receber as suas compras”, adianta a ID Logistics. Admitindo que o ano de 2023 foi claro no que toca ao cliente final estar a mudar os seus hábitos de compra.
 Neste sentido, devem ser adotadas “soluções ágeis e inovadoras que atendam a essas dinâmicas de mercado em constante mudança e garantam uma experiência de entrega adaptada às necessidades individuais de cada cliente”.
“Neste ambiente em mudança, a flexibilidade revela-se a chave para satisfazer a crescente procura e as novas exigências dos consumidores. A capacidade de adaptação a cenários dinâmicos, compreender as necessidades emergentes do cliente final e oferecer soluções logísticas personalizadas serão essenciais para alcançar e manter o sucesso”, refere Pedro Orejas, Diretor de Desenvolvimento de Negócio Ibérico.
Redução da pegada de carbono e sustentabilidade como prioridade
Para 2024, a empresa defende que a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa (RSC) “são imperativos”. Além de serem tendências, são também conceitos que evoluíram para serem os “pilares que orientam a tomada de decisões e traçam a direção estratégica das empresas”.
Segundo a ID Logistics, as empresas de logística “encontram-se numa encruzilhada para redefinir as suas práticas e alinharem-se com princípios mais sustentáveis e responsáveis”.
A necessidade urgente de combater as alterações climáticas, reduzir a pegada de carbono e promover práticas éticas na cadeia de abastecimento responde “não só às crescentes exigências regulatórias, mas também às expectativas do consumidor moderno, cada vez mais consciente e envolvido com o tema” acrescenta a empresa de logística.