O Grupo InPost faturou 1.952 milhões de euros no decorrer do ano passado que, de acordo com a empresa, foi “um ano de fortes resultados em todas as áreas-chave”, tendo registado “um aumento da rentabilidade”.
No quarto trimestre de 2023, o volume de encomendas do Grupo atingiu os 268,2 milhões, um aumento significativo de 21% em relação ao ano anterior. Tanto a Polónia como os mercados internacionais da InPost contribuíram para este crescimento, registando melhorias anuais de 17% e 28%, respetivamente, refere o comunicado de imprensa enviado às redações.
No mesmo período, a empresa avança ter registado “um forte crescimento das receitas”, atingindo os 617 milhões, um aumento de 23,7% em termos anuais. “Isto deveu-se ao forte crescimento do volume na Polónia e no Reino Unido, bem como à implementação bem-sucedida de iniciativas de revisão de preços”, explica o Grupo.
Já o EBITDA líquido atingiu os 197 milhões de euros no quarto trimestre do ano passado, o que representa um aumento de 44,5% em termos homólogos e uma margem EBITDA ajustada de 31,8%.
De acordo com o comunicado, o EBIT do Grupo aumentou 79,1% face a 2022, tendo a margem EBIT subido para os 19,3% no quarto trimestre de 2023, comparativamente com os 13,4% no ano anterior.
“No quarto trimestre de 2023, pela primeira vez, todos os nossos principais mercados contribuíram positivamente para o EBITDA líquido”, salientou a empresa.
“2023 foi outro grande ano para a InPost. Atingimos novos recordes em termos de volumes e resultados financeiros e, mais importante ainda, cumprimos as nossas principais prioridades estratégicas. Apesar do cenário desafiador do mercado de comércio eletrónico, o nosso crescimento continuou a ultrapassar o crescimento do mercado em regiões geográficas importantes, demonstrando a força e a proposta de valor superior do nosso negócio”, afirmou Rafał Brzoska, fundador e CEO do InPost Group.
Relativamente a este ano, o Grupo prevê que “o crescimento do mercado seja superado em todas as geografias e que o ano fiscal, seja rentável em todos os nossos principais mercados numa base de EBITDA ajustado”.
 InPost instala os primeiros cacifos inteligentes em Portugal