A InPost anunciou que já instalou em território nacional os seus primeiros Lockers, cacifos inteligentes para a recolha de encomendas online. Estão localizados em locais públicos e em lojas, operacionais 24 horas por dia.
De acordo com a empresa, os cacifos “são totalmente seguros para o utilizador”, pois este será o único a receber um código PIN para recolher a sua encomenda, podendo selecionar em que cacifo deseja recolhê-la.
Neste sentido, a InPost adianta que “está a preparar um ambicioso plano de implantação de Lockers em toda a Península Ibérica”, que assim se vão juntar aos mais de 21.000 cacifos já instalados um pouco por toda a Europa.
Os cacifos inteligentes irão também coexistir com a rede de Ponto Pack, que estão localizados maioritariamente em lojas de comércio local em Portugal, oferecendo assim a possibilidade de recolher encomendas online e, depois, entregá-las aos consumidores que tenham selecionado estes locais como ponto de entrega, adianta a empresa em comunicado.
“O objetivo da InPost é criar uma rede híbrida de entregas não domiciliárias, combinando Ponto Pack e cacifos”, utilizando, para isso, um algoritmo que determina os melhores locais da cidade para instalar os Lockers, refere a empresa.
Para Nicola D’Elia, CEO da InPost para Portugal, Espanha e Itália, os cacifos inteligentes trazem diversas vantagens: “para começar, oferecem uma maior liberdade ao utilizador, uma vez que este não tem de estar em casa no momento da entrega, cuja hora é quase sempre desconhecida. Além disso, estão operacionais 24 horas por dia, 7 dias por semana e o cliente poderá escolher o Locker mais próximo da zona para onde se vai deslocar, seja por motivos de trabalho ou lazer, ou mesmo porque vive perto. Assim, reduz a zero as entregas perdidas – uma poupança de tempo, mas também uma poupança para o ambiente, dadas as reduções de emissões poluentes”.
A empresa adianta ainda que, “num turno de 8 horas, um típico motorista de entregas ao domicílio pode fazer entre 80 e 100 paragens e, por conseguinte, entregar entre 80 e 100 encomendas. Já um motorista da InPost com apenas 5 a 10 paragens, pode entregar entre 800 e 1.000 encomendas”.
De acordo com a InPost, isto permite que sejam entregues mais encomendas, o que reduz o tráfego nas cidades e traz uma “diminuição considerável” de emissões de CO2.