- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Iniciativa Lean & Green premeia Pingo Doce com três estrelas

O Pingo Doce [1] conquistou um prémio de três estrelas no âmbito da iniciativa Lean & Green [2] – plataforma europeia para a redução de emissões de CO2  -, após ter diminuído em mais de 40% as emissões de dióxido de carbono, nas suas atividades logísticas. Este foi o maior prémio atribuído pela Lean & Green em Portugal.

José Luís Teixeira, Diretor de Logística e Supply Chain do Pingo Doce [3], citado em comunicado, nota que “esta distinção representa o reconhecimento de que o Pingo Doce está, e vai continuar, no caminho certo. O projeto de descarbonização da Logística do Pingo Doce, cujas primeiras medidas foram implementadas há mais de dez anos, surgiu, de resto, da vontade de contribuir para o combate ao fenómeno das Alterações Climáticas, tornando assim os seus negócios mais sustentáveis”.

 

Entre as medidas já implementadas, destaca-se a operação de transporte circular – os veículos efetuam as suas viagens de retorno aos armazéns com produtos recolhidos nas fábricas dos fornecedores – backhauling –, e as viaturas dos fornecedores efetuam, quando possível, as viagens de regresso às fábricas com mercadoria que entregam nas lojas – fronthauling.

Entre 2010 e 2020, o backhauling evitou a emissão de cerca de 67 mil toneladas de CO2e (equivalente a uma poupança superior a 73 milhões de kms e à recolha de cerca de três milhões de paletes). O fronthauling, mais recente, evitou a emissão de 197 toneladas de CO2e, desde 2019.