A notícia foi avançada esta quarta-feira (22 de fevereiro) pela UPS: o teste de entregas de encomendas ao domicílio com recurso a drones numa zona rural da Florida, nos EUA, foi bem-sucedido. No âmbito desta iniciativa, a empresa lançou um drone do topo de uma carrinha UPS que de forma autónoma entregou a encomenda numa casa, regressando depois ao veículo enquanto o condutor continuou a rota para fazer uma outra entrega.
O teste foi realizado em parceria com o Workhorse Group, um fabricante de drones e camiões elétricos a bateria.
“Este teste é diferente de tudo o que fizemos até hoje com drones. Tem implicações nas entregas do futuro, principalmente em locais rurais para onde as nossas carrinhas têm de viajar várias milhas para fazer uma única entrega”, sublinha Mark Wallace, vice-presidente sénior de sustentabilidade e engenharia global da UPS. “Imagine uma rota de entrega triangular em que as paragens estão afastadas várias milhas por estrada. Ao enviar um drone de uma carrinha para fazer apenas uma dessas entregas é possível reduzir as milhas realizadas e, como consequência, os custos. Este é um grande passo para o reforço da eficiência na nossa rede e, simultaneamente, para a redução das nossas emissões.”
De acordo com a UPS, com a utilização desta tecnologia poderá obter-se uma redução de uma milha diariamente (1,61 km) por condutor ao longo de um ano, o que pode representar uma economia de 50 milhões de dólares para a UPS. “A UPS tem cerca de 102 000 condutores de entrega diariamente na estrada. As rotas de entrega rurais são as mais caras devido ao tempo e às despesas do veículo necessários para concluir cada entrega. Neste teste, o drone realizou uma entrega enquanto o condutor seguia o caminho para fazer outra. Esta é uma função possível que a UPS perspetiva para os drones no futuro”, explica a empresa.
“Os condutores são o rosto da nossa empresa, e isso não irá mudar”, acrescenta Mark Wallace. “O mais entusiasmante é a possibilidade dos drones apoiarem os condutores em vários pontos ao longo das suas rotas, ajudando-os a economizar tempo e a efetuar entregas de acordo com as cada vez maiores necessidades de serviço dos clientes que resultam do crescimento do e-commerce.”
O drone utilizado neste teste é alimentado por bateria e recarrega-se quando está na respetiva base, possuindo um tempo médio de voo de 30 minutos e podendo transportar pacotes até 4,5 kg.
Esta não é a primeira vez que a UPS testa a entrega de encomendas com drones. Em setembro de 2016, a empresa revelou que estava a testar a utilização de drones para fazer entregas comerciais de encomendas em locais remotos ou de difícil acesso.