- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Barcelona proíbe ‘dark stores’. O primeiro obstáculo para o boom do q-Commerce?

Durante a pandemia, fruto de uma rápida digitalização e recurso dos cidadãos às entregas em casa, muitos retalhistas transformaram as suas operações para, desta forma, com maior agilidade, responderem aos pedidos dos seus clientes.

Porém, se a disseminação das ‘dark stores’ possibilitou o crescimento das empresas de entregas rápidas, agora, aqui ao lado, em Espanha, dão-se passos concretos para garantir que o boom de ‘lojas fantasma’ não se dissemina.

 

Assim, segundo o explicado pela imprensa vizinha, Barcelona está a impor restrições ao funcionamento destes supermercados ‘fantasma’, que não têm venda direta ao público, dificultando a vida a empresas como a Gorillas, Getir ou Gopuff, que estão a crescer em grandes cidades como Madrid, Valência ou Sevilha.

Segundo o explicado pela Câmara Municipal de Barcelona, a nova legislação surge como resultado do crescimento deste tipo de atividade e dos estabelecimentos que se dedicam à entrega ao domicílio através de vendas online – que acelerou especialmente durante os últimos dois anos de pandemia – e os problemas e tensões de vizinhança que dele derivam.

 

“Ao mesmo tempo, procura também proteger o modelo de negócio de proximidade, as lojas de bairro e o quotidiano dos cidadãos”, acrescenta o município em comunicado.