Sustentabilidade

Smurfit Kappa cria solução de embalagem sustentável para alimentos congelados

A Smurfit Kappa lançou no mercado uma nova embalagem sustentável, que mantém frescos os alimentos congelados e refrigerados ao longo de toda a cadeia de fornecimento. A embalagem 100% em papel é fabricada a partir de uma combinação de cartão canelado e favo de mel, a solução de isolamento térmico Thermo Box conserva os alimentos congelados, incluindo o peixe, a temperaturas similares às conseguidas pelas embalagens de poliestireno expandido (EPS).

A ideia surgiu quando a Patani Global Food B.V., fornecedor global de alimentos frescos e congelados para a indústria da restauração, contactou a Smurfit Kappa para procurar uma solução alternativa às embalagens de EPS utilizava para enviar os seus produtos de Amesterdão para países no mundo inteiro, incluindo as Ilhas Antilhas, nas Caraíbas – território que vai proibir os resíduos plásticos devido ao aumento dos detritos que chegam às suas idílicas praias.

A Thermo Box é 100% reciclável, apresentando-se como uma alternativa para a maioria das soluções de embalagem térmica existentes para alimentos, que dependem da utilização de EPS e das suas propriedades isolantes para poder manter os alimentos congelados. Além disso, esta alternativa sustentável da Smurfit Kappa oferece maior flexibilidade, pois pode ser dobrada, reduzindo assim os custos de armazenamento, pode ser fabricada facilmente em diferentes tamanhos e o exterior de cartão canelado oferece boas oportunidades de marca.

Este produto é a última incorporação para a carteira de produtos de embalagem da iniciativa Better Planet Packaging da Smurfit Kappa, que procura reduzir os resíduos de embalagem através do design, da investigação, do desenvolvimento e da sua experiência na indústria.

“O nosso ponto de partida, como sempre, era procurar a forma de oferecer um produto totalmente biodegradável que não comprometesse nenhuma das funcionalidades necessárias. A chave desta solução Better Planet Packagin baseada em papel, que idealizamos, encontra-se nas propriedades que lhe confere o cartão canelado e o favo de mel e disponibiliza um importante potencial tanto para os produtos frescos como para os congelados. De facto, para todo o setor do e-Commerce”, explica Arco Berkenbosch,  vice-presidente de Inovação e Desenvolvimento da Smurfit Kappa.