Quantcast
o retalhista

Que a Força esteja connosco neste Natal!

natal

Sabiam que o dinheiro é o presente mais pretendido pelos jovens? Triste, mas real. Pelo menos foi o que a apurou a E.Life através da monotorização dos desejos dos jovens portugueses nas Redes Sociais.

Não sei se é da semana que estamos a passar, mas o espírito natalício tomou conta do Retalhista, e ficamos a achar que é informação que não agrada nem em termos económicos nem sociais. Dinheiro? Não deveria ser antes alguns bens matérias (de viagens, a têxtil) do que apenas o dinheiro? Sempre fui contra presentes de Natal que vinham num envelope com o meu nome.Indiferente do montante perde-se algo do maravilhoso espírito de Natal e de presente, não tem nada. Mas adiante, são sinais dos tempos…

 

Falando de Retalho. Semanas depois de o termos noticiado, o artigo mais visto, clicado e relido continua a ser, semana após semana o novo conceito de supermercado aberto pelo Pingo Doce no bairro lisboeta de Telheiras, numa reabertura de loja, incrivel o buzz provocado por esta renovação de loja.

Mas o retalhista da Jerónimo Martins não se ficou por aqui em matéria de inovação de formatos de retalho. A “companhia” abriu um Pingo Doce & Go também em Lisboa, desta vez na posto de abastecimento de combustível da BP no Restelo.

 

Lá fora, o retalhista Target está a estudar a hipótese de lançar um meio de pagamento próprio, para concorrer ao da rival Wallmart e, inclusive, da Apple Pay. Curioso, no minimo, como vão reagir os consumidores a esta “guerra das estrelas” nos pagamentos.

Por sua vez, a Tesco pôs de pé uma loja em apenas…uma semana, uma loja temporária para substituir outra que ficou inundada. Assim, num trabalho herculaneo para não perder o período de vendas natalícias, o retalhista britânico fê-lo!
E é inevitável não falar da Star Wars (para mim, há uns anos, chamava-lhe Guerra das Estrelas, tal como chamava Estrunfes aos Smurfs, enfim, sinais do tempo e da globalização). Depois de um fim-de-semana de muitos recordes, é interessante perceber como somos invadidos pela linguagem da saga que começou há quase 40 anos pelas mãos (e cabeça) do realizado George Lucas.

 

Outro fato curioso que também é uma lição de marketing, é refletir como os brinquedos da saga passaram de froxos (nos primeiros filmes) para uma máquina de fazer dinheiro.
A terminar deixo-vos uma lista dos 100 podcasts que o vão tornar, segundo a revista norte-america Inc., mais esperto, inteligente e melhor. Irrecusável não espreitar, certo?

O Retalhista deseja-lhe uma boa semana que apesar de ser mais curta para a pausa natalícia terá, nos próximos três dias, uma importância tremenda para o retalho. A ver vamos como os consumidores se portam até quinta feira à hora de almoço antes de rumarem aos lares para celebrar a véspera de Natal. Importante para todos.

 

Boas Festas, nós voltamos na próxima segunda-feira.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever