Sustentabilidade

Continente elimina palhinhas de plástico dos seus pacotes de leite e sumo

O Continente anunciou que pretende, até ao final do ano, substituir todas as palhinhas de plástico por palhinhas de papel recicláveis nos pacotes individuais de leite, sumos, néctares e iced teas de marca própria.

O Continente prevê que esta substituição permita poupar a produção de 35 milhões de palhinhas de plástico por ano.

Os novos pacotes de leite, sumos, néctares e iced teas com palhinhas de papel já começaram a chegar às lojas Continente e incluem a nova iconografia de reciclabilidade, desenvolvida em parceria com a Sociedade Ponto Verde para os produtos Continente: a palhinha deve ser inserida, depois de utilizada, dentro do pacote de leite ou sumo.

“Apesar de ser de papel, recomenda-se a reciclagem conjunta, no Ecoponto amarelo, para que a palhinha (de menor dimensão) também seja triada nos centros de tratamento de resíduos e corretamente reciclada”, explicam em comunicado.

Para Ana Alves, diretora de Marca Própria da Sonae MC, “acelerar a transição para uma economia circular só é possível com o envolvimento de todos”.

“Queremos contribuir ao máximo para este processo de substituição do plástico desnecessário nos produtos de marca Continente e contamos com os nossos consumidores para garantirem que, depois de usadas, as embalagens têm o destino certo e que lhes permite ganhar uma nova vida”, acrescenta.

Os descartáveis de uso único, como as palhinhas de plástico, são um dos principais responsáveis pela poluição dos oceanos e vão ser proibidos na União Europeia. Relembre-se que há uma diretiva europeia que proíbe a sua comercialização a partir de 2021.