- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Volume de negócios do Grupo Euromadi cresce 5% em 2021

O Grupo Euromadi [1], central de negociação e serviços de referência no mercado nacional e líder no mercado espanhol, atingiu vendas conjuntas de 22 680 milhões de euros em 2021, um aumento de 5% relativamente ao ano anterior. Atualmente, o Grupo conta com uma rede ibérica de 14 100 pontos de venda (alimentação, perfumaria e cash & carry).

Em comunicado, informa-se que o valor agregado das vendas internacionais, através da European Marketing Distribution (EMD), a maior central de produtos de grande consumo da Europa, ascende a 195 mil milhões de euros.

 

Membro fundador da EMD, o Grupo Euromadi tem uma quota de mercado na Europa de 14% e mais de 55 mil pontos de venda. Em Portugal, a Euromadi [2] conta com mais de dois mil pontos de venda em todo o território nacional e, no ano de 2021, contou com um crescimento 4,4%.

“Os obstáculos sentidos em 2020 e 2021 foram catalisadores no nosso sentido de missão de apoiar os nossos associados para que pudessem crescer e manterem-se competitivos. Hoje, a Euromadi Portugal está mais preparada para continuar a apoiar os seus associados a responder às novas demandas do mercado”, salienta a diretora geral da Euromadi Portugal, Cristina Mesquita.

Balanço positivo do Plano Estratégico 2021-2023

 

No âmbito do seu Plano Estratégico 2021-2023, o Grupo Euromadi continuou a promover três eixos fundamentais para a competitividade dos seus membros: melhorar a eficiência, o conhecimento dos consumidores e a sustentabilidade.

Uma das prioridades do Grupo Euromadi é aumentar a rentabilidade dos seus associados, agrupando volumes e tendo em conta critérios para maximizar a eficiência. Nesta linha, em 2021, foi lançado um novo centro logístico de 20 mil metros quadrados em Guadalajara, que se soma à plataforma logística de quatro mil metros quadrados, localizada em Madrid.

 

Do mesmo modo, nas categorias de projetos verticalizados – que acrescentam valor aos fabricantes e geram sinergias para os associados – registaram-se poupanças significativas de até 20%.

“Com base nos três eixos do plano estratégico 2021-2023 – eficiência, conhecimento do consumidor e sustentabilidade – conseguimos responder aos desafios que 2021 nos colocou, consolidar a nossa presença e proporcionar valor aos nossos parceiros, apesar do cenário macroeconómico complexo que atravessámos e que continuamos a atravessar”, considera o CEO do Grupo Euromadi, José Mª Rodriguez.