Quantcast
óleo

Unilever adquire certificado para óleo de soja sustentável

Unilever adquire certificado para óleo de soja sustentável

A Unilever deu um importante passo no sentido de cumprir o objetivo de, até 2020, usar unicamente matérias-primas agrícolas de origem sustentável através da aquisição dos primeiros certificados disponíveis para óleo de soja sustentável.

Uma aquisição só possível devido à recente introdução do sistema de certificação da Round Table on Responsible Soy (RTRS), da qual a Unilever é membro fundador.

“A certificação é um primeiro passo essencial para o cultivo sustentável de soja e que a provisão de soja cultivada de forma sustentável vai ajudar a Unilever a cumprir os compromissos ambientais assumidos no seu Sustainable Living Plan. Dessa forma, este primeiro lote tem uma importância acrescida tanto para a RTRS como para a Unilever”, explica Pier Luigi Sigismondi, responsável pela cadeia de fornecimento da Unilever, em comunicado.

 

“Mudar as práticas agrícolas a uma escala mundial não se consegue de forma instantânea, mas é possível iniciar um processo de mudança mediante um trabalho de estreita colaboração entre toda a cadeia de abastecimento – fornecedores, agricultores, ONG e outras empresas”, defende.

A Unilever Brasil comprou certificados que cobrem 5.000 toneladas de óleo de soja sustentável – principalmente para uso nas regiões da América do Sul e do Norte e, especificamente, em margarinas e molhos. A empresa pretende incentivar os agricultores a alterarem as suas práticas agrícolas de acordo com os critérios da RTRS, sendo que neste momento apenas uma empresa recebeu a certificação. De salientar que a produção mundial de óleo de soja é de cerca de 40 milhões de toneladas e a Unilever compra cerca de 1% desse total.

 

O abastecimento sustentável é uma parte importante do Unilever Sustainable Living Plan que define três metas a atingir até 2020: reduzir para metade o impacto ambiental dos seus produtos; ajudar mais de mil milhões de pessoas a atuar para melhorar a sua saúde e bem-estar; e utilizar apenas matérias-primas agrícolas de origem sustentável

No que respeita à soja, a Unilever prevê que, até 2014, todas as sementes de soja utilizadas pela empresa serão de origem sustentável e até 2020 todos os óleos de soja.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever