O World Retail Congress apresenta top 25 das marcas de retalho, insígnuas que registaram vendas superiores a um bilião de dólares no ano passado, em 71 países.
No ranking desenvolvido pela BrandZ, as marcas representam alguns dos maiores e mais complexos negócios a nível mundial, bem como uma significante estatística de tudo aquilo que é vendido no planeta, sobretudo nos Estados Unidos e Europa.
Apesar do panorama económico actual, que afectou o comportamento do consumidor em alguns dos maiores mercados de retalho a nível mundial, este sector apresentou um crescimento de 7% no valor da marca.
Grandes grossistas de desconto como o Lidl e o Aldi registaram um crescimento de 56% e 49% no valor da marca, respectivamente. A francesa Auchan apresentou um crescimento de 48%.
A Amazon foi a marca que teve um crescimento mais rápido, na ordem dos 85%. A sua performance reflectiu a força da marca e o crescimento geral do comércio online, uma tentativa de exercer mais controlo sobre a experiência de compras.