A Sumol+Compal lançou no passado dia 20 de maio uma nova loja online com produtos exclusivos e entregas gratuitas, o ‘Saborista’. João Castro, Diretor de Inovação da Sumol+Compal, explicou à DISTRIBUIÇÃO HOJE que esta loja que “democratiza os exclusivos” pretende chegar a um consumidor que “é apaixonado por comida, curioso por natureza e que acredita que as coisas boas devem ser acessíveis a todos.”
Em que consiste o novo posicionamento da loja online?
O Saborista é uma loja recheada de sabores onde os produtos exclusivos passam a ter o papel principal. O Saborista proporciona aos consumidores experiências únicas de sabores exclusivos que não encontrarão à venda em mais lado nenhum. Um “saborista”- palavra inventada por nós – é uma pessoa que é apaixonada por comida, curioso por natureza e, que acredita que as coisas boas devem ser acessíveis a todos. Todos nós gostamos de nos “mimar” com algo novo e diferente de vez em quando e o Saborista pretende trazer essa acessibilidade e “democratização” dos exclusivos, que se destaca na assinatura da Loja “Exclusivos para todos”. Ao mesmo tempo, permite aos consumidores levar para casa, os produtos da Sumol+Compal e de parceiros, a bons preços, sem o trabalho de se deslocar e de os carregar e, sem custos adicionais de entrega.
Porque decidiram fazer esta aposta?
Falámos com os consumidores e sentimos que estes valorizam experiências novas e únicas. Não queríamos ser “mais uma loja”, mas sim, a loja preferida dos consumidores, onde sentem curiosidade de ir à procura da próxima novidade e querem inclusive participar nas novidades da mesma, votando nas próximas inclusões de produtos e dando as suas sugestões. Queremos, assim, construir o Saborista com os consumidores.
Qual é o objetivo desta mudança?
Com esta mudança pretendemos alargar a experiência de consumo e conquistar cada vez mais consumidores.
Quanto investiram no novo site?
Não houve investimento num novo site, apenas dotámos o existente de uma nova identidade visual e gráfica, novas funcionalidades que exploram mais a partilha entre consumidores e principalmente mais produtos. Este site é um “work in progress”, pois vai estar em constante evolução e melhoria. Estamos já a pensar nas vantagens que queremos dar aos nossos “saboristas” por serem fiéis seguidores e em promoções ocasionais que sejam bastante atrativas para eles.
A ideia é disponibilizar apenas produtos exclusivos para o site ou pensam alargar a venda a outros produtos não exclusivos?
No Saborista os produtos base serão sempre os produtos do portefólio Sumol+Compal e alguns de marcas parceiras selecionadas que não são exclusivos à nossa loja. Mas a “cereja no topo do bolo”, e também o foco do alargamento da oferta no site, são os exclusivos das nossas marcas e de marcas de empresas parceiras. Neste momento já existem exclusivos Compal e iremos alargar a outras marcas da empresa.
Para além dos produtos das marcas Sumol+Compal irão disponibilizar produtos de outras marcas?
Neste momento já estão disponíveis no Saborista as marcas Minerva, Sweet Soul Pastelaria, Gallo, Cacaolat e Estrella Damm, mas pretendemos alargar o portefólio a mais marcas de parceiros. Todos os meses teremos novidades.
Para já fazem entregas apenas na Grande Lisboa. Para quando preveem o alargamento a outras regiões do país?
O Saborista por enquanto apenas faz entregas na área da Grande Lisboa (incluindo Margem Sul), mas já estamos a estudar o alargamento a outras regiões do país, prevendo-se para breve o arranque em mais uma região.
Quais são as perspetivas para o primeiro ano de atividade do site? Quanto pretendem faturar?
Temos boas previsões de faturação, mas estamos sobretudo focados na experiência de consumo. Queremos construir uma loja com uma experiência muito gratificante para os consumidores, que eles valorizem ao ponto de quererem voltar e partilharem com os seus amigos para que estes também usufruam da mesma. Queremos evoluir de uma relação de bom atendimento e serviço para uma relação de relacionamento com o consumidor, pois entendemos que esta é uma grande vantagem de uma loja online. Eliminando as barreiras entre o “produtor” e o “consumidor” será mais fácil a comunicação entre ambos e o entendimento e satisfação das necessidades. Se conseguirmos isso estaremos com certeza a conseguir bons resultados.