Quantcast
eletrónica de consumo

Smartphones continuam a liderar mercado de produtos tecnológicos

Pagamentos mobile vão ganhar adeptos em 2015

O mercado de produtos tecnológicos manteve uma tendência positiva no primeiro trimestre deste ano, com um crescimento de 3% impulsionado, sobretudo, pelas áreas de Telecomunicações e dos Pequenos Eletrodomésticos. De acordo com os dados divulgados pela GfK, os smartphones continuam a liderar o mercado, sendo o maior driver do crescimento das Telecomunicações.

O estudo revela também que as restantes áreas do mercado, Eletrónica de consumo, IT, Fotografia e Grandes Eletrodomésticos mantêm-se negativas. “O principal motivo de preocupação remete para a recuperação frágil do TCG, tendo em consideração que apenas a Telecom continua com um forte crescimento. O mercado atingiu os 578 milhões de euros no primeiro trimestre, deixando uma grande expetativa sobre a evolução no segundo trimestre”, indica a GfK.

 

No período em análise, o setor das Telecomunicações superou o período homólogo em termos de faturação, com um total de 195 milhões de euros faturados. “Os smartphones continuam a ser o driver deste setor, que no seu todo apresenta uma tendência crescente relativamente ao período homólogo de 27% em valor. De realçar o facto dos phablets, smartphones com dimensão de ecrã entre 5,5’’ e 6,9’’, terem registado uma quebra de 8% no primeiro trimestre deste ano. No total deste primeiro trimestre, perderam importância relativamente ao ano passado, pois passaram de 7% em valor do setor das Telecomunicações para 5%”, revela a GfK.

A Eletrónica de consumo, por outro lado, mantém a tendência de quebra, com os produtos de loudspeakers e actions cams a serem os únicos na categoria a apresentar tendências positivas e na ordem dos dois dígitos. “As action cams continuam em alta. Este segmento de câmaras de vídeo vendeu no primeiro trimestre de 2015 mais do dobro face ao mesmo período do ano passado.”

 

As vendas de Grandes Domésticos também continuaram a cair neste primeiro trimestre, registando uma quebra de 4%. Já os Pequenos Eletrodomésticos afirmam-se como uma das poucas áreas que consegue manter uma tendência positiva, conseguindo nos primeiro três meses do ano manter o crescimento que se havia registado no total do ano anterior, com a maioria dos produtos em crescimento.

O sector da Informática caiu 12% em valor neste trimestre relativamente ao período homólogo. A contribuir com uma tendência de 3% em valor, os PC’s portáteis são o produto com melhor performance deste mercado. Por outro lado, os tablets registaram neste trimestre uma queda de 30% em valor.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever