- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Setor da moda vai duplicar investimento em tecnologia nos próximos anos

Com o retalho a adaptar-se às exigências dos novos tempos, muitos são os setores que estão a dar passos para se modernizarem. Agora, explica um novo relatório da McKinsey, o setor da moda irá reagir… duplicando os investimentos em tecnologia.

Segundo o explicado, em 2021 o setor da moda estava a investir 1,6% a 1,8% dos seus lucros em investimento em tecnologia, sendo que este valor irá duplicar para 3% e 3,5% até 2030. Porém, este não será um investimento ‘sem critério’, havendo três setores chave para onde será canalizado este investimento.

 

“Conceitos como a avaliação realista do metaverso; hiperpersonalização orientada por dados e Inteligência Artificial (IA); lojas conectadas; modernização de ponta a ponta, integrando a cadeia de valor orientada por IA; e rastreabilidade por meio do Blockchain e da tecnologia de rastreamento da cadeia de abastecimento, estão a surgir como aspetos-chave para promover a digitalização no setor da moda”, afirma o sócio da McKinsey & Company responsável pelo relatório, Carlos Sánchez Altable.

Já em 2021, o valor dos 50 principais investimentos em tecnologia relacionados com o setor da moda cresceu 66% em relação a 2019, chegando a atingir a marca dos 16,2 mil milhões de dólares, segundo dados revelados no relatório. Por sua vez, o e-commerce recebeu cerca de 55% do investimento, enquanto o restante foi direcionado principalmente para tecnologias relacionadas com meios de pagamento, social commerce e revenda, seguido de investimentos em empresas da cadeia de abastecimento e logística e outros relacionados com NFT e realidade virtual.