Os sacos de papel chegam esta semana às lojas da Fnac em Portugal para substituir os sacos de plástico, uma medida anunciada pela marca em junho para reduzir o seu impacto no ambiente.
Os novos sacos de papel da Fnac vão apresentar ilustrações inéditas criadas por quatro artistas nacionais: Catarina Sobral, Leonor Zamith, Bernardo Carvalho e João Fazenda. De acordo com a Fnac, o objetivo é que estas ilustrações mudem a cada três meses, sendo a primeira da autoria de Leonor Zamith.
Inês Condeço, Diretora de Comunicação da Fnac Portugal, afirma que “ao disponibilizar três alternativas mais sustentáveis aos nossos clientes, a Fnac pretende não só eliminar o plástico, como estimular o resurso aos sacos reutilizáveis, como forma de reduzir o consumo. E mais ainda, com a adoção desta medida encontrámos novos caminhos para promover a cultura em Portugal”.
Com esta iniciativa, a Fnac pretende também “democratizar e promover a cultura nacional”. Para isso, transformou esta medida ecológica num meio para angariar verbas para ajudar o financiamento de projetos dedicados à resolução de questões culturais, sociais e ambientais. Assim, a marca disponibiliza os sacos de papel por um valor de 10 cêntimos, dos quais 1 cêntimo reverte a favor da Cultura Fnac para o apoio de iniciativas de responsabilidade ambiental e cultural.