A conclusão é do relatório “2013 Global Powers of Retailing” da Deloitte. De acordo com o relatório o setor obteve um aumento de 5% nas receitas apesar do clima económico.
O estudo analisa os 250 maiores retalhistas do mundo, entre os quais os portugueses Jerónimos Martins SGPS, SA (76º lugar do ranking) e Sonae SGPS,SA (148º lugar). O maior aumento das receitas registou-se nas empresas com sede em África, Médio Oriente, América Latina e Ásia Pacífico.
Apesar do conturbado contexto económico global, os consumidores continuaram a gastar no ano fiscal de 2011, o que impulsionou o aumento das receitas globais. O relatório deste ano demonstra que um crescente número de retalhistas oriundos de mercado maduros está a lançar-se nos mercados estrangeiros em busca de oportunidades de crescimento mais atractivas, empregando múltiplas estratégias como franchising, licenciamento e joint-ventures, que se juntam à expansão em nome próprio”, afirma Ira Kalish, Director of Global Economics da Deloitte Servisses LP nos Estados Unidos da América.
O relatório agora divulgado refere que o contínuo crescimento dos mercados emergentes se deve à crescente classe média, à população jovem e ao investimento estrangeiro.