Durante os últimos anos a sustentabilidade tem vindo a ganhar peso em todos os aspetos da sociedade. O retalho tem feito, como é público, um esforço para baixar a sua pegada, mas agora um retalhista neerlandês deu um passo fulcral para que a atividade deste tipo de empresas possa ser mais transparente mostrando o impacto climático de cada produto.
Falamos da Albert Heijn, retalhista que começou a partilhar o “impacto climático” de mais mil dos seus produtos de marca própria, tanto na loja como através da sua aplicação digital.
Segundo o explicado, a retalhista fornece informações aos consumidores sobre o impacto do CO2e nas suas compras, tendo a iniciativa surgido através de uma parceria com a startup de tecnologia climática sediada em Viena, inoqo
“Estamos a introduzir algo único, inovador e direto – uma pontuação que revela o impacto climático dos produtos, conhecida como Pegada Climática do Produto (PCF)”, comentou Jens Gronheid, gerente de sustentabilidade da Albert Heijn. É uma ferramenta que “fornece uma visão detalhada sobre como cada produto alimentar e bebida contribui para as alterações climáticas. Graças à plataforma inoqo, conseguimos avaliar um grande número de produtos num período relativamente curto”, acrescentou.
Com este ‘índice’, a Albert Heijn conseguirá mais facilmente identificar ‘pontos críticos’ da sua seleção de produtos e, junto com os seus fornecedores, trabalhar em soluções viáveis para reduzir o seu impacto ambiental.
“Este passo pioneiro está preparado para estabelecer um novo padrão de transparência e sustentabilidade no setor retalhista de produtos alimentares, inspirando outros retalhistas a seguir e acelerar a sua própria jornada em direção à redução de emissões de Âmbito 3”, comentou Markus Linder, cofundador e diretor executivo da inoqo