Quantcast
compras de Natal

Reino Unido: Compras de Natal migram para o online

Compras de Natal: 76% dos portugueses prefere centros comerciais

Os consumidores optam cada vez pelo e-commerce na altura de fazer as compras de Natal. A conclusão é do IMRG e da Experian, que mostram que as visitas aos sites de retalhistas no Reino Unido subiram em flecha na segunda segunda-feira de dezembro, data que já ficou conhecida como ‘Manic Monday’.

No total, os consumidores britânicos gastaram cerca de 666 milhões de libras, num total de 149 milhões de visitas a lojas online, durante o decorrer do dia 8 de dezembro. Os números também revelados recentemente pela MetaPack corroboram estes dados e indicam que houve um crescimento de 25% nas encomendas online neste dia face à mesma data em 2013.

Este incremento mostra que a época de compras natalícia no Reino Unido tem agora quatro ‘picos’, com o número de entregas na ‘Manic Monday’ a ser apenas 4% mais baixo que as registadas na ‘Cyber Monday’, data que se segue ao ‘Cyber Weekend’ e à ‘Black Friday’.

 

Patrick Wall, CEO da MetaPack, explica que os padrões de consumo nesta época estão a mudar “à medida que cada vez mais pessoas compram online durante o Natal.” Os números da empresa revelam também que 22% dos inquiridos planeiam fazer quase todas as suas compras de Natal online, percentagem que cresce para 29% junto de pessoas entre os 35 e os 44 anos.

Para além disso, 28% dos entrevistados durante o estudo afirmam recorrer a serviços ‘click & collect’ e 67% ainda considera as entregas em casa pouco confiáveis. “Esta tendência é impulsionada pela rápida adoção de opções de entrega alternativas, quer pelos consumidores como pelos retalhistas, mas esta ‘corrida’ ao e-commerce deve estar a terminar: 54% dos nossos inquiridos revelaram que não seriam capazes de arriscar comprar presentes de Natal online depois do dia 15 de dezembro”, conclui Patrick Wall.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever