A Jones Lang LaSalle e a Experian lançaram os «European Retail Centre Rankings 2009», que, pela primeira vez, reflectem a relação entre o consumo nas cidades Europeias e as rendas prime de retalho.
Os novos rankings foram traçados para fornecer aos investidores e retalhistas uma ferramenta essencial na identificação das melhores oportunidades de localização de retalho na Europa. A análise combinada das duas variáveis permite estudar o potencial de uma cidade em termos de retalho, perceber a qualidade do consumo e os níveis de retorno que os retalhistas podem obter.
Londres e Paris ocupam a primeira e segunda posições nos rankings em termos de consumo e registam algumas das rendas prime mais elevadas. Itália, Alemanha e Espanha apresentam duas localizações de retalho cada no top 10, enquanto Moscovo é a única cidade da Europa Central e de Leste a constar nesse top.
A Experian analisou os níveis de consumo de retalho nos principais destinos europeus, em simultâneo com os dados de rendas da Jones Lang LaSalle. Os rankings são criados a partir dos recursos globais de informação da Experian. Em cada cidade é analisado o consumo externo, as diferenças de consumo per capita entre países, oferta de retalho e os efeitos da competitividade do comércio na periferia das cidades.
Lisboa fora do top 10
Lisboa ocupa o 30.° lugar do ranking e, de acordo com Manuel Puig, director geral da Jones Lang LaSalle (Portugal), “esta posição reflecte as dificuldades que os operadores de retalho têm vindo a encontrar para implantar as suas lojas nos principais eixos comerciais da cidade. Com a nova lei do arrendamento e o retorno da apetência dos operadores para se implementarem no downtown, antevemos um potencial interessante que fará com Lisboa venha a subir posições neste ranking“.