Quantcast
Retalho

Quem foi o retalhista alimentar mais dinâmico em 2023 em Portugal?

O retalho alimentar em Portugal está com um nível de competição elevado e muitas são as aberturas a que temos assistido. Porém, um estudo recentemente divulgado à InfoRetail, publicação espanhola, mostra quais são os três primeiros classificados na primeira metade de 2023.

Assim, segundo a publicação, fazendo eco de um estudo da Retail Data Jerónimo Martins, insígnia dona, por exemplo, do Pingo Doce, MC, dona do Continente, e Aldi foram os três operadores mais dinâmicos em Portugal durante o primeiro semestre de 2023. No total, registaram um total de 90 aberturas no país, o que significa quedas de 31% face ao mesmo período de 2022 e 22% em relação a 2021,

 

A título exemplificativo, lembra a publicação do país vizinho que a Jerónimo Martins ocupa o primeiro posto pela dinâmica imposta no mercado, em especial através do seu franchising ‘Amanhecer’, que atingiu 41 aberturas nos primeiros seis meses do ano. As lojas ‘Pingo Doce’ ganharam seis novos espaços (Aveiro, Faro, Lisboa, Porto, Viana de Castelo e Açores).

“Por seu turno, a Sonae MC lançou uma dezena de franchising sob a insígnia ‘Meu Super’, além de três self-service ‘Continente bom día’ e um ‘modelo Continente’ de média dimensão em Vila Nova de Gaia (Porto). A Aldi foi a terceira empresa mais dinâmica durante o primeiro semestre de 2023, acumulando dez novos supermercados”, explica-se.

 

Se analisada a área total de retalho de grande consumo, a Sonae MC, neste particular, é a líder destacada em Portugal, atingindo uma quota de mercado, a 30 de junho de 2023, de 25,11% (correspondente a 691 pontos de venda). O segundo lugar corresponde à Jerónimo Martins (20,67%) e o terceiro, ao Lidl (11,58%).

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever