Restauração

Presença online crucial para o sucesso da restauração

Presença online crucial para o sucesso da restauração

Os consumidores portugueses dão cada vez mais importância à presença online de um restaurante. Esta foi uma das principais conclusões do estudo realizado pela Metro, da qual a Makro Portugal é parte integrante, e que foi desenvolvido no âmbito do “Dia do Negócio Próprio”.

Na realidade, os consumidores dão particular atenção a um restaurante se ele tiver avaliações online negativas, principalmente quando se trata de uma ocasião especial. Em geral, a presença online é um fator importante na decisão: 18% recusaria visitar um restaurante se este não apresentasse um site, no qual o menu estivesse disponível. Também 18% dos consumidores afirma que a ferramenta de reserva é importante e que não reservariam uma mesa no restaurante, sem uma aplicação de reservas online.

Por outro lado, os portugueses não esquecem a individualidade e a diversidade dos negócios independentes, afirmando que, se o número de pequenas e médias empresas começasse a baixar, sentiriam a falta do serviço personalizado (54%) e dos produtos únicos (44%). Já 39% dos entrevistados também sentiria falta da qualidade dos produtos e dos serviços.

O estudo internacional, realizado pela terceira vez pela Metro, demonstra a que fatores os consumidores atribuem particular importância no que se refere aos negócios independentes, incluindo hotéis, restaurantes, cafés e bares.

Para tal, a Metro questionou 10.000 pessoas em todo o mundo, das quais 1.500 trabalham por conta própria.

No estudo, 34% dos consumidores inquiridos em Portugal afirmaram que, com a sua diversidade, os restaurantes enriquecem o dia-a-dia das pessoas, enquanto para 58% a localização é até o fator mais importante para favorecer um negócio independente, porque apoia os produtores da região. Segundo ainda o estudo da Metro, as ações sustentáveis da empresa são um critério de decisão igualmente importante para mais da metade dos portugueses (54%).

É nas ocasiões especiais, como o Natal, que os restaurantes geridos pelos proprietários são muito populares entre os consumidores: 50% dos entrevistados pela Metro referiu que gostam de passar bons momentos com os amigos ou familiares nestes negócios. Por outro lado, 29% prefere um restaurante gerido pelo proprietário num feriado, porque oferece um menu especial.

O estudo da Metro clarifica, também, que os trabalhadores independentes em Portugal encontram-se muito satisfeitos: 91% afirma que definitivamente voltaria a fundar uma empresa, embora alguns estejam preocupados com o rendimento incerto (39%), com a luta contínua por novos negócios (29%) e com os elevados impostos (45%). Outro grande desafio para empresas independentes é a escassez de trabalhadores qualificados: 40% dos negócios independentes inquiridos confirmou ter dificuldade em encontrar colaboradores adequados para as suas funções.