O mercado do Gin em Portugal está a crescer? Qual a razão que aponta para esse aumento de consumo?
O mercado de gin em Portugal está efetivamente a crescer, sendo que o segmento super premium apresenta um aumento de consumo particularmente impressionante (44% em 2011 versus 2010, de acordo com o relatório IWSR 2011, sendo que a categoria total de gin cresceu 6% no mesmo período). O aumento do consumo de gin poderá ser explicado, em parte, pelo facto de terem vindo a ser introduzidas uma série de marcas de gin super premium no mercado nacional, cada uma com o seu perfect serve e ritual de serviço, o que acabou por criar uma tendência em torno do consumo de gin super-premium, que por sua vez beneficiou a categoria de gin no seu todo.
Qual a grande aposta da vossa marca para esta época natalícia?
A aposta da PrimeDrinks para Hendrick’s no Natal é a embalagem que foi desenvolvida com o intuito de explorar o carácter de oferta desta época. Trata-se de uma edição limitada com o nome “Fit for Tea” em que, junto com a garrafa, é oferecida uma chávena de chá e ainda são sugeridas três receitas de cocktails à base de Hendrick’s.
Quanto vão investir em comunicação nesta época?
Estrategicamente, Hendrick’s não investe nos meios de comunicação “tradicionais”, pois a forma ideal de o consumidor ser impactado pela marca pela primeira vez é através da recomendação de um amigo próximo ou de um barman num estabelecimento noturno ou de restauração, e não através de um anúncio de imprensa ou televisão. Contudo, Hendrick’s investe fortemente em invulgares eventos temáticos relacionados com a Era Vitoriana – na qual se inspira, por corresponder à época em que foi fundada a sua primeira destilaria – pois as ações experienciais em que se dá vida ao carácter “unusual” da marca, proporcionam as condições ideais para o consumidor contactar com Hendrick’s de uma forma marcante e envolvente, enquanto degusta o produto.
Recentemente um estudo da Deloitte indicou que os portugueses , este ano, vão gastar menos em prendas no Natal. Temem que, de alguma forma, isso possa afetar as vossas vendas neste período?
Naturalmente estamos expectantes, mas apesar da retração de consumo a que temos assistido no mercado de bebidas espirituosas, Hendrick’s continua a crescer a dois dígitos face ao volume de vendas de 2011, pelo que acreditamos que neste momento a marca não está ainda a ser afetada de forma significativa pela referida retração.
Como preveem que corra 2013 para a vossa marca?
Prevemos que em 2013 a Hendrick’s continue a crescer de uma forma sustentada, se bem que antecipamos algum abrandamento na taxa de crescimento. Este abrandamento poderá resultar, não só de se avizinhar um ano em que a retração de consumo irá afetar um maior sortido de marcas – incluindo algumas que hoje em dia possam não estar a ser afetadas negativamente pela situação económica do país -, mas também devido ao facto de estar a surgir uma panóplia de marcas de gin super premium que concorrem com Hendrick’s.
O vosso consumidor tem um perfil definido ou é variado?
Relativamente ao consumidor-alvo de Hendrick’s, em termos demográficos, falamos acima de tudo de homens e mulheres entre os 28 e os 40 anos de idades, integrados nas classes sociais A/B. Em termos psicográficos, falamos de pessoas que procuram algo diferente do que são as escolhas de consumo das massas. São pessoas com um perfil vanguardista, quer ao nível cultural como ao nível das novas tendências, sendo que têm apetência por experimentar novos produtos e marcas. Todavia, o grupo de consumidores efetivos de Hendrick’s é mais abrangente do que a definição do consumidor-alvo apresentada.
Qual o vosso mercado preferencial: HORECA ou retalho?
O HORECA é um canal de excelência para a construção de marcas, sendo particularmente importante para a fase de arranque de bebidas alcoólicas que têm um carácter tão peculiar e diferenciador. O Retalho começou a ganhar importância após a fase inicial da introdução de Hendrick’s em Portugal, numa ótica de alagar a distribuição da marca e a sua disponibilidade perante um grupo de consumidores cada vez maior e mais disperso geograficamente.