Quantcast
cartão de crédito

Portugueses que utilizam cartão de crédito vão gastar mais este Natal

Pingo Doce testa fim de pagamentos com cartão de crédito em 15 supermercados

Os portugueses que utilizam cartão de crédito nas suas compras de Natal vão gastar mais este ano. A conclusão é do estudo Observador Cetelem, que refere que enquanto em 2013 os portugueses pretendiam gastar, em média, 262 euros com cartão de crédito, este ano o valor sobe para os 360 euros, o mais alto em quatro anos.

Segundo o estudo, apesar do aumento do gasto médio nas compras de Natal, são menos os inquiridos com intenção de pagar as compras de Natal com cartão de crédito: apenas 11% pensam fazê-lo, quando em 2013 eram 13%.

O estudo revela ainda que, se em 2013 a maioria dos utilizadores de cartão de crédito (46%) pretendia gastar entre 100 a 249 euros nas compras de Natal, este ano a maior parte dos portugueses (30%) tenciona gastar mais (entre 250 a 500 euros). Há ainda uma percentagem considerável (8%) de consumidores que pretende gastar entre 500 e 1000 euros e uma minoria (3%) que tenciona ir além dos 1000 euros.

 

Os jovens entre os 18 e os 24 anos são os consumidores que menos possuem cartão de crédito (6%) e que menos tencionam utilizá-lo como forma de pagamento neste Natal (3%). A faixa etária dos 35 aos 44 anos é a que apresenta maior intenção de utilizar cartão de crédito: 37% possuem-no e 17% esperam utilizá-lo.

Para além disso, são os consumidores pertencentes à classe socioeconómica mais alta (AB) que mais têm cartão de crédito (60%) e que apresentam maior intenção de usar esta forma de pagamento nas compras de Natal (17%). Inversamente, apenas 4% dos indivíduos da classe mais baixa (D) possuem cartão de crédito e pretendem utilizá-lo para pagar compras de Natal. 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever