Quantcast
bens de grande consumo

Nielsen: MdD mantêm tendência de decréscimo

MdD

As marcas de distribuição (MdD) continuam a registar quebras nas vendas, tendo caído cerca de 4,3% entre 23 de março e 19 de abril. De acordo com os dados divulgados esta semana pela Nielsen, as marcas de fabricante (MdF), por outro lado, mantêm os crescimentos registados nos últimos meses, com uma subida de 4,3% no período em análise.

Numa análise mais global, os Bens de Grande Consumo (BGC) cresceram 1,2% em abril. A Alimentação foi a categoria mais menos dinâmica, com uma ligeira quebra de 0,1%. Aqui, o impulso nas vendas foi dado, sobretudo, pelas marcas de fabricante, que cresceram 3,4%, ao invés das MdD que registaram uma queda acentuada de 5,1%. De acordo com a Nielsen, “no total do primeiro trimestre, as vendas de alimentação estão estáveis face ao histórico (-0,1%).”

 

A categoria de Bebidas, por sua vez, inverteu a tendência de perda do período anterior, com um crescimento de 3,2% dinamizado pelas marcas de fabricante, que aumentaram vendas em 5,1%, ao contrário das MdD, que neste segmento também perderam vendas na ordem dos 4,9%.

Segundo os dados divulgados pela Nielsen, “Higiene do Lar é a categoria mais dinâmica”, com um aumento de 4,8% face a um histórico negativo.” Aqui, foram as marcas de distribuição as responsáveis pelo crescimento da categoria, com um incremento de 7,6%, já que as marcas próprias perderam vendas em cerca de 0,3%.

 

Higiene pessoal, por outro lado, inverteu a tendência do período anterior, passando a crescer 4% sob a influência das marcas de fabricante, que aqui cresceram 5,2%. Neste segmento as MdD cresceram 0,2%.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever