A Missão Continente, marca agregadora de todas as iniciativas de responsabilidade social da insígnia lançada no segundo semestre de 2015, impacta cerca de 3 milhões de pessoas anualmente. Os dados foram apresentados esta terça-feira (8 de março) na Conferência Portugal Saudável, que se realizou no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
O primeiro balanço da Missão Continente revela também que através do concurso Missão Continente Sorriso, lançado em outubro de 2015, 25 unidades de saúde familiar dos 18 distritos de Portugal vão ter a oportunidade de implementar os seus projetos na área do bem-estar e saúde das famílias, em particular no apoio à promoção da saúde materna e infantil. Os projetos a concurso foram avaliados por um painel de entidades de referência no setor da saúde e por mais de 770 910 portugueses, através de votação online. No total, foram angariados mais de 378 mil euros, que foram distribuídos consoante as necessidades de cada projeto.
Miguel Seixas, Presidente da Missão Continente, refere que “as empresas são um motor poderoso para a sustentabilidade económica, social e ambiental. É com este enquadramento que surge a Missão Continente. Uma iniciativa que agrega os projetos de responsabilidade social do Continente e que tem o suporte de um conjunto de entidades parcerias para promover o desenvolvimento económico das comunidades, a inclusão social e o consumo sustentável. Estamos muito satisfeitos com os resultados da Missão, mas não nos acomodamos. Estamos empenhados em construir uma comunidade, uma economia e um ambiente mais saudáveis.”
Já no eixo da Missão Continente Consciente, que teve como objetivo combater o desperdício alimentar, promover estilos de vida saudáveis e valorizar a produção nacional e o respeito alimentar, a iniciativa promoveu ações de sensibilização, como rastreios, aconselhamentos nutricionais e acompanhamento gratuito de compras em loja com nutritional personal shopper, impactando cerca de 3 000 participantes.
A nível ambiental, a Missão Continente trabalhou para reduzir o seu impacto em diversas vertentes, reduzindo o consumo de eletricidade em 2,9%, as emissões de CO2Eq em 2,24%, e o consumo de água potável em 6,2%. Através da produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, a Missão conseguiu evitar a emissão de 3 591 toneladas de CO2eq.
Em loja, através de diversas ações de sensibilização junto dos consumidores e colaboradores, a Missão Continente Consciente recolheu 240 toneladas de roupas usadas, 68 toneladas de rolhas e pilhas, 43 toneladas de óleos alimentares e 27 toneladas de baterias automóveis.
Por outro lado, no território do combate ao desperdício alimentar, a Missão contribuiu para ajudar cerca de 650 instituições através de doações equivalentes a mais de 1,1 milhão de refeições, e também cerca de 83 instituições de apoio aos animais, que receberam donativos correspondentes a cerca de 1,2 milhões de euros.