Quantcast
Circana

MDD com quota recorde. Vendas de marca própria atingem 236,3 mil milhões

Em tempos de incerteza, as marcas próprias ganham terreno

A Private Label Manufacturers Association (PLMA) anunciou durante os últimos dias o seu relatório relativamente aos dados de 2023, mostrando que os produtos de marca própria experimentaram um crescimento sem precedentes.

Segundo o explicado, as vendas aumentaram, em termos percentuais, 4,7% em comparação face ao ano anterior, atingindo, em termos de valor absoluto, os 236,3 mil milhões de dólares.

 

Em termos comparativos, as vendas de MDD cresceram mais que as marcas de fabricante, que registaram um crescimento de 3,4%. Em termos de valor, comparativamente com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 10,1 mil milhões de dólares.

Mas há um dado significativo a ressaltar. Com base nos valores apurados pelo portal PLMA/Circana Unify+, em comparação com 2019, as vendas de marca própria representaram, no total do mercado, 18,9%, um crescimento de 1,2 pontos.

 

Em termos de quota unitária, entre 2019 e 2023, a marca própria, fixou-se nos 500 milhões, o que representa um recorde em termos de participação unitária, melhorando 0,8 pontos, para 20,7%, face ao mesmo período de há quatro anos.

“No geral, a indústria está mais saudável do que nunca. Um em cada cinco produtos alimentícios ou não alimentícios vendidos nos EUA leva o nome do retalhista ou é uma marca própria e foi fornecido por um fabricante de marca própria”, explicou  presidente da PLMA, Peggy Davies.

 

O maior crescimento anual foi observado em beleza (+0,5%); alimentação geral (+10%); bebidas (+8,9%); produtos para o lar (+8,7%); congelados, (+4,4%); e mercadorias em geral (+4%).

Três produtos portugueses na lista de finalistas para prémio europeu

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever