Está prevista a abertura de, pelo menos, mais 62 supermercados e hipermercados durante este ano em Portugal. As principais cadeias de retalho parecem não se importar com a declarada crise.
Segundo revelou o Diário de Notícias, no caso de Os Mosqueteiros e do E. Leclerc, o investimento em novas aberturas será maior do que em 2008. Ainda assim, o maior número de aberturas será por parte do Minipreço, que tem o objectivo de abrir 30 a 40 lojas por ano até 2010.
Já no caso de Os Mosqueteiros, está prevista a abertura de mais 20 lojas durante este ano, valor superior ao do ano passado, onde ocorreram 13 novas aberturas. Ainda assim, como a cadeia funciona num regime de franchising, podem ocorrer ainda mais aberturas.
No caso das lojas Pingo Doce, do Grupo Jerónimo Martins, está prevista a abertura de entre 5 a 10 novos espaços. Este baixo valor poder-se-á dever ao forte investimento na Polónia, onde detém a cadeia Biedronka, e onde está prevista a abertura de 150 novos espaços.
A cadeia francesa E.Leclerc, que pretende chegar às 40 lojas em Portugal, prevê durante este ano a abertura de mais 4 espaços, que se juntam assim aos 21 já detidos pela marca.
No caso do grupo Auchan, responsável pelo Jumbo e Pão de Açúcar, prevê a abertura de três hipermercados (Guimarães, Braga e Amadora). Até 2012 o grupo pretende abrir 13 supermercados Pão de Açúcar.
Para o número total de aberturas não entram ainda as possíveis novas lojas da Sonae Distribuição, pelo que o mais certo é que existam ainda mais inaugurações.