Quantcast
 

Lucros da Sonae aumentam 79%

Lucros da Sonae aumentam 79%

O aumento do lucro em 79%, para os 168 milhões de euros, constitui “especial orgulho” para a Sonae, disse o CEO Paulo Azevedo na apresentação dos resultados de 2010.

Os valores, impulsionados pela atividade retalhista, que cresceu 7%, foram alcançados ao mesmo tempo que a empresa investiu fortemente na implementação das medidas necessárias ao crescimento do grupo em três eixos que apelidam de fundamentais: crescimento internacional, diversificação do estilo de investimento e alavancagem e reforço da base de ativos e competências chave.

A empresa do clã Azevedo aumentou em 5% o volume de negócios, para os 5,8 mil milhões de euros, com ganhos de quota de mercado no retalho. A rentabilidade aumentou, com o EBITDA a crescer 9%, para os 690 milhões de euros, gerando uma margem das vendas de 12%.

O resultado líquido direto (atribuível aos acionistas) aumentou 13% para os 192 milhões de euros. Segundo o grupo, a dívida líquida diminuiu em 7%, em 228 milhões de euros face ao final de 2009. Foram gerados 3454 postos de trabalho, dos quais 2510 em Portugal, resultado da abertura de novas lojas e das grandes superfícies ao domingo.

Os colaboradores beneficiaram da distribuição de 41 milhões de euros de remunerações baseadas no desempenho e os acionistas da distribuição de dividendos 5% acima do verificado no ano passado. A Sonae contribuiu ainda com 71 milhões de euros para a receita fiscal, mais de 87% do que no ano anterior.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever