O LIDL Portugal anunciou esta segunda-feira, dia 10 de abril, estar a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade ao proceder à digitalização dos seus preçários. A troca permitirá uma significativa poupança de papel.
Com o projeto a dever ficar concluído em todas as lojas até ao final de 2024, explica a retalhista que toda a rede portuguesa da cadeia passará a ter exclusivamente preçários digitais dentro das suas lojas, o que irá permitir poupar, por ano, 400 kgs de papel por loja.
De acordo com comunicado enviado às redações, esta “iniciativa do Grupo Schwarz – do qual o Lidl faz parte – arrancou em Portugal com uma loja piloto em outubro passado, e segue agora para toda a rede nacional de lojas.”
Os preçários digitais, que continuarão a incluir o preço e outras informações do artigo, permitirão poupar, por ano, pelo menos 108 toneladas de papel em todas as suas mais de 270 lojas, evitando o abate de 1.485 árvores.
“A mudança permitirá também a alteração de preços e informações quase em tempo real, garantindo que todos os processos estão otimizados. Os preçários, com ligação direta aos sistemas de gestão de mercadorias, passam a receber todas as informações de forma automática e terminam com os processos complexos de impressão e colocação de novos preços em loja, efetuados até então manualmente”, explica-se ainda.
“Os preçários digitais serão alimentados por baterias, podendo as mesmas ser substituídas e, em caso de avaria, podem ser arranjados, evitando a produção de mais equipamentos. Os materiais dos preçários atuais, plástico e papel, serão reciclados quando retirados”, finaliza-se sobre o tema.
 Mais de 60% das lojas LIDL já disponibilizam carregadores elétricos
 Entreposto LIDL: Investimento de 110 milhões criará 200 postos de trabalho