“Detergentes Verdes – Biosurfactantes a partir de resíduos lenho celulósicos” é o vencedor do Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável, uma distinção que oferece uma bolsa de 20 mil euros a projetos vencedores.
Criado na 8ª edição do Green Project Awards, o prémio é resultado de uma parceria com o Grupo Jerónimo Martins para a categoria Investigação e Desenvolvimento Sustentável, tendo como objetivo promover a investigação e desenvolvimento de produtos, serviços, projetos ou processos que tenham nos seus objetivos contribuir para o desenvolvimento sustentável.
“O projeto ‘Detergentes Verdes’ da autoria de César Fonseca nasce do interesse em desenvolver detergentes a partir de resíduos vegetais (agrícolas, florestais, urbanos), evitando o uso de matérias-primas não-renováveis como é o caso de derivados de combustíveis fósseis. Além deste benefício, este projeto prevê a utilização de biosurfactantes em detrimento dos sintéticos, o que tem vantagens significativas sobre o Ambiente, especialmente no que diz respeito à biodegradabilidade e não toxicidade dos detergentes, bem como aos métodos de produção menos intensivos quanto ao uso de energia e de matéria-prima virgem”, explica em comunicado a organização do Green Project Awards.
Além do vencedor foi ainda distinguido outro projeto com Menção Honrosa: ‘Tetra Solar: Energy for all da CENIMAT (Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL)’ – um projeto que através da tecnologia do silício amorfo tornou possível fabricar células solares sobre o cartão das embalagens Tetra Pak.