Quantcast
Produção

Inovação em produto? Claro, mas não a qualquer preço

iStock

A Distribuição Hoje voltou a estar presente na mais recente edição da Alimentaria, evento que decorreu entre os dias 18 e 21 de março, na Gran Fira de Barcelona, em Espanha. Numa das palestras onde a nossa publicação marcou presença, a Aecoc, apresentou um estudo Shopperview, em colaboração com a Gelt, onde se demonstrou o apetite dos consumidores por produtos inovadores… mas não a qualquer preço.

O que quer isto dizer? Pois bem, Marta Munné, responsável de estudos da Aecoc, na apresentação ‘Satisfacer al shopper y al retail en la ruta de la innovación’ (Satisfazer o consumidor e o retalho na rota de inovação) começou por lembrar que 56% dos consumidores tem uma atitude positiva face à inovação em produto, sendo que 71% diz ter incorporado um produto novo na sua cesta tradicional.

 

Mas que mais diz o estudo? Pois bem, o preço, claro, continua a ser um eixo decisor para o consumidor espanhol. Para se ter uma ideia, uma maioria expressiva (59%) diz ter comprado recentemente anunciados no mercado apenas se estes têm um regime de promoção, sendo que, por outro lado, uma maioria ainda maior (67%) diz não arriscar nas ‘novidades do mercado’ pois estas são mais caras.

Por fim, em termos do que é o posicionamento do consumidor face às novidades, os eixos de inovação ‘preferidos’ são produtos saudáveis (67%), produtos naturais (34%) e itens de bem-estar pessoal (29%), acreditando também 34% dos inquiridos que os novos produtos não satisfazem as suas principais necessidades (alimentação saudável, a preços acessíveis, que resolvam necessidades reais, com ingredientes naturais e menos processados, mas que apresentem também grande qualidade a um preço baixo).

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever