Quantcast
Sustentabilidade

Inditex integra projeto de reflorestação na Ásia e doa 3 milhões de euros

Inditex integra projeto de reflorestação na Ásia e doa 3 milhões de euros Direitos Reservados

A Inditex, retalhista mundial de roupa, anunciou ter contribuído com três milhões de euros para o lançamento do projeto “The Great People’s Forest”, que visa iniciativas de restauração ambiental no sul da Ásia, de acordo com o comunicado da empresa.

A iniciativa, liderada pela “Conservation International”, bem como um conjunto de organizações no Butão, Índia e Bangladesh, tem como objetivo conservar e restaurar a região oriental dos Himalaias, “um ecossistema que responde por um duodécimo da biodiversidade do planeta”, avança a comunicação.

 

O projeto antecipa a plantação de mil milhões de árvores nessa região, além de restaurar e proteger um milhão de hectares. Segundo o comunicado, esta iniciativa irá beneficiar indiretamente mil milhões de pessoas que dependem dos recursos advindos deste ecossistema.

A região oriental dos Himalaias engloba montanhas, vales, planícies e canais de rios, tornando-se num ecossistema único que conecta os glaciares das montanhas mais altas do mundo com os rios Ganges e Brahmaputra e a floresta de Sundarbans, a maior do planeta, esclarece o comunicado.

 

Para o Dr. M. Sanjayan, CEO da Conservação Internacional, “a ambição deste projeto é impressionante e um modelo do que é possível quando abordamos, de forma conjunta, estas questões, vinculando os meios de vida, a conservação e a segurança dos recursos”. E continua: “o anúncio da Inditex é uma forte afirmação desta visão, um passo chave para a restauração e proteção desta alegria planetária”.

Já o CEO da Inditex, Óscar García Maceiras, expressou o seu “orgulho” em participar nesta iniciativa que pretende “proteger um espaço natural único e muito importante, tanto pelo impacto ambiental como social numa das zonas mais densamente povoadas do planeta”. E continua: “na Inditex estamos focados na importância da biodiversidade, que é vital para o equilíbrio do planeta e para a luta contra as alterações climáticas, por isso, comprometemo-nos em proteger ou restaurar cinco milhões de hectares em todo o mundo até 2030”.

 

Inicialmente, o “The Great People’s Forest” inclui o apoio aos primeiros projetos de restauração e empreendimento por parte de líderes juvenis e organizações locais para impulsionar a agricultura regenerativa e o apoio ao reflorestamento de mais de 60 mil hectares já definidos. Neste sentido, será também fomentada a investigação científica para melhorar a compreensão sobre as ameaças e as melhores práticas de conservação e restauração da zona, salienta o comunicado.

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever