Quantcast
Retalho

Inditex fatura valor recorde de 5.381 milhões de euros em 2023

Inditex fatura valor recorde de 5.381 milhões de euros em 2023 Direitos Reservados

A Inditex, retalhista mundial de roupa, anunciou esta quarta-feira, dia 12 de março, ter encerrado 2023 com um valor de faturação de 5.381 milhões de euros, o maior de sempre, de acordo com a empresa espanhola.

De acordo com o comunicado enviado às redações, os lucros da dona da Zara aumentaram 30,3%, tendo as vendas registado um valor recorde de 35.947 milhões de euros no último ano fiscal do Grupo.

 

Segundo os dados divulgados, as vendas online representaram cerca de 9.000 milhões da faturação da Inditex no ano fiscal de 2023, o que corresponde a 25% do total.

“O crescimento do Grupo é sustentado pelo investimento nas lojas, os avanços no canal de vendas online e as melhorias nas plataformas logísticas, com claro foco na inovação e em tecnologia. A sustentabilidade é uma parte importante na nossa estratégia”, referiu a Inditex.

 

Segundo a comunicação, o Grupo “continua a ver fortes oportunidades de crescimento. As nossas principais prioridades são melhorar continuamente a nossa proposta de produto, de forma a melhorar também a experiência de cliente, aumentar o foco na sustentabilidade e preservar o talento e o compromisso com as nossas pessoas”.

Em 2023, a Inditex esteve presente em 100 países, tendo inaugurado 192 lojas em 41 mercados, incluindo pela primeira vez no Camboja. Fechou 315 estabelecimentos e terminou o ano fiscal com 5.692 lojas em todo o mundo.

 

De acordo com o comunicado, a empresa anunciou voltar ao mercado da Ucrânia já em abril, com a reabertura de 50 estabelecimentos. Em 2022, o grupo fechou e vendeu as suas lojas na Rússia, após o início da guerra na Ucrânia, tendo também deixado de operar neste país desde então.

A Inditex salientou ainda prever avançar com investimentos de cerca de 1.800 milhões de euros durante 2024. Estes investimentos serão sobretudo dedicados à otimização dos espaços comerciais, a integrações tecnológica e à melhoria das plataformas online, lê-se no comunicado.

 

A Inditex é detentora de marcas como a Zara, Bershka, Stradivarius ou Massimo Dutti.

Programa for&from: “É um marco muito importante para o retalho em Portugal”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever