Quantcast
Retalho

IA será tema central do Portugal Digital Summit da ACEPI

Portugal Digital Summit

A Inteligência Artificial será o tema central da conferência anual da ACEPI, o Portugal Digital Summit que este ano voltará ao formato presencial, decorrendo nos dias 17 e 18 de outubro, na Exponor, em Matosinhos.

Numa apresentação realiza através de meios digitais esta quarta-feira, Alexandre Nilo Fonseca, lembrou também que este ano o país convidado será os Estados Unidos da América.

 

“Com o centro das atenções na Inteligência Artificial e o seu impacto transformacional na economia, vamos discutir as tendências emergentes e as principais inovações, além de analisar o estado atual da economia digital em Portugal. Este ano, pela primeira vez, vamos para o norte do Portugal, com os Estados Unidos da América como país convidado, uma nação de referência global em transformação digital e avanço tecnológico”, afirmou o presidente da Associação para a Economia Digital.

Três palcos e um espaço dedicado ao E-commerce e Marketing Digital

O evento contará com mais de uma centena de oradores em sessões distribuídas por 3 palcos: no “Leadership Stage” serão discutidos os principais temas da Transformação Digital por oradores de renome nacional e internacional; no “Disruption Stage”, serão analisados os principais e mais recentes conceitos, tecnologias, metodologias e modelos de negócio que estão na vanguarda da economia digital e inteligência artificial; e, por fim, no “Masters Stage”, terá lugar toda a programação sobre E-Commerce e Marketing Digital, e serão apresentados casos de sucesso e de boas práticas na Transformação Digital

Comércio Digital com forte expansão em Portugal
 

De acordo com a última edição do “Estudo da Economia e da Sociedade Digital em Portugal”, lançado pela ACEPI no final de 2022, estima-se que o comércio eletrónico B2C (valor comprado online pelos portugueses) atinja cerca de 9 mil milhões de euros em 2023 e o comércio eletrónico B2B (isto é, que as empresas portuguesas vendem a outras empresas e ao Estado) cerca de 130 mil milhões de euros. As projeções até 2026 são ainda mais impressionantes: cerca de 11 mil milhões de euros e cerca de 155 mil milhões de euros no comércio eletrónico B2C e B2B, respetivamente.

O estudo da ACEPI analisa os diversos indicadores da economia digital em Portugal, permitindo avaliar a maturidade do país neste contexto. Os indicadores do referido estudo podem agora ser consultados com maior facilidade através da página deste em https://digitalemportugal.pt/ . A ACEPI anunciou também, recentemente, a sua integração num consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) para levar a cabo as “Aceleradoras do Comércio Digital”, um programa inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência que conta com uma dotação total de 55 milhões de euros destinados a capacitar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares no seu desenvolvimento e maturidade digital.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever