Quantcast
centros comerciais

Gastos dos portugueses no Natal sobem pela primeira vez desde 2009

Vestuário e brinquedos são os presentes que os portugueses mais vão oferecer no Natal

Pela primeira vez desde 2009, os portugueses deverão gastar mais nos presentes de Natal face ao despendido no ano anterior, de acordo com o estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School. 

271 euros é a fatura média que cada consumidor nacional deverá pagar pelas compras de Natal, um valor que representa um aumento de 7,2% face a 2013. Depois de cair consecutivamente durante os últimos cinco anos, chegando mesmo a baixar 48%, o consumo durante a quadra natalícia volta, assim, a subir, superando os valores médios dos últimos dois anos.

Entre 11 e 25% do subsídio de Natal é quanto mais de um terço dos respondentes (35,7%) que vão receber o 13º mês tenciona alocar às compras da quadra. Três em cada dez dos inquiridos beneficiados admite que podem gastar até 50% do subsídio.

 

Para além disso, para 78% dos inquiridos, os familiares e crianças serão os principais destinatários dos presentes de Natal. Por sua vez, é na aquisição de presentes para adultos que os inquiridos (90%) mais pretendem cortar nos gastos.

Por fim, brinquedos (34%) para as crianças, a par de roupa e sapatos (33%) para adolescentes e adultos são os produtos que estão no topo da lista de presentes dos portugueses para este Natal, com 34,8% a admitir que a realização das compras acontecerá exclusivamente em centros comerciais. 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever