A Fundação GRESB é uma iniciativa lançada por alguns dos maiores investidores institucionais a nível mundial, líderes académicos e membros proeminentes do setor imobiliário. Todos os anos, o GRESB define um ranking de fundos de investimento imobiliário e de empresas do setor imobiliário que demonstram um maior compromisso com o Ambiente.
É com este objetivo que a Sonae Sierra, “procura obter resultados tangíveis que possam ser medidos e utilizados para demonstrar que a gestão da performance ambiental é uma atividade rentável para as empresas”. Desde 2002 a empresa reduziu o consumo de eletricidade por m2 das áreas comuns do total do portefólio em 30%. Esta poupança representou, em 2010, cerca de 105 milhões de kWh, ou cerca de nove milhões de euros. Além disso, desde 2005, a empresa reduziu as suas emissões de gases com efeito de estufa em 60%.
Pedro Caupers, administrador executivo responsável pela área de investimentos e gestão de ativos, considera que “o sucesso da Sonae Sierra deve-se à implementação de uma estratégia Plan-Do-Check que permite a implementação de um processo contínuo de revisão e melhorias do sistema. Todos os anos definimos um plano de responsabilidade corporativa integrando na sua estratégia global, com objetivos bem definidos mensuráveis e quantificáveis, o que permite que todos os níveis da empresa possam trabalhar para os alcançar”.
A Sonae Sierra foi a terceira classificada a nível mundial, atrás das empresas australianas Commonwealth Property Office Fund e Investa Office Portfolio.

