Quantcast
África

Estabelecer equipas locais e criar rede sólida de fornecedores são essenciais para vencer em África

Estabelecer equipas locais e criar rede sólida de fornecedores são essenciais para vencer em África

A Boston Consulting Group (BCG) publicou recentemente o relatório “Winning in Africa” que defende que as empresas devem apostar numa nova estratégia para competirem no continente africano, estratégia essa que deve passar por “definir quais os mercados prioritários em África, estabelecer equipas a nível local, assim como uma rede sólida e profissional de fornecedores, parceiros e partes interessadas do setor privado”, indica Alexandre Gorito, Partner e Managing Diretor da BCG.

Com outros mercados emergentes em desaceleração, os desafios são exigentes para as multinacionais em África. O relatório” Winning in Africa”indica que asas grandes empresas que querem ser bem-sucedidas em África devem “trazer até África a sua gestão de topo para assegurar compromisso e persistência”, devem apostar em abordagens diferentes, tanto a nível estratégico como organizacional e empresarial”.

O Estudo indica ainda que as empresas devem “investir em pessoas, inteligência de mercado e gestão de risco”, devem desenvolver produtos, serviços e marcas “com os quais os consumidores e clientes empresariais se identifiquem” e devem ter como um dos seus objetivos “ajudar os países a atingir os seus objetivos de desenvolvimento e, simultaneamente, gerar lucro.”

 

De acordo com o relatório, o PIB em África tem crescido entre 2 a 3 pontos percentuais, o que tem atraídos as grandes empresas para aquele território. Segundo Alexandre Gorito, Partner e Managing Diretor da BCG, “a forma como as multinacionais olham para o continente africano é hoje muito diferente, pelo que a estratégia também o deve ser.”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever