O funcionamento deste mercado prende-se com a parceria entre sites como a Groupon ou os seus concorrentes e os estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços locais, oferecendo aos consumidores descontos na ordem dos 50% a 70%, podendo chegar aos 90%.
A evolução do mercado, segundo a OMG Consulting, fará com que as comissões recebidas pelos sites de descontos tendam a descer com o aumento do número de players, tornando a relação mais equilibrada com os comerciantes locais, segundo a lei da oferta e da procura. O acesso a uma base alargada de novos clientes que podem voltar ou comprar produtos e serviços a preço regular é um dos grandes atrativos para as pequenas empresas. Existem ainda as potencialidades da publicidade sem custos e com resultados efetivos na geração de vendas.
O número de players que promovem descontos sobre os seus próprios serviços aumenta todos os dias, reduzindo as comissões deste tipo de sites. Os setores de turismo, viagens e hotelaria têm sido dos mais ativos nesta área. Em Portugal, marcas como Odisseias ou Lifecooler são alguns exemplos, aponta este estudo.
Grandes companhias entram no mercado
Também marcas como a Amazon e, recentemente a PayPal (da Ebay) são exemplos de que as grandes companhias não querem ficar fora deste negócio e que as parcerias com empresas de pequena e média dimensão tenderão a deixar de ser dominantes no que respeita aos descontos diários.
O estudo da OMG Consulting mostra ainda a tendência de crescimento destes descontos em produtos alimentares, de higiene pessoal ou do lar, como uma forma eficaz de poupança para muitas famílias.