“O objetivo é garantir uma presença ibérica forte sendo que Portugal é umas das geografias mais interessantes de estar, dentro dos 43 países em que a marca está presente”, indicou Filipe Guerreiro, brand manager da Sumol+Compal.
O responsável indicou que o acordo entre com a marca espanhola “foi estimulado pela Sumol + Compal que procurava de um parceiro internacional forte na área da cerveja”.
Recorde-se que a Sumol+Compal manteve durante alguns anos um acordo com a holandesa Groslch.
Para além da cerveja Estrella Damm e da Free (sem álcool), a gama de cervejas disponíveis em Portugal incluem uma cerveja de Duplo Malte, uma cerveja preta e ainda a Estrella Damm Inedit, uma cerveja para acompanhar a alta gastronomia, e concebida em colaboração com Ferran Adrià, chef do El Bulli, para além da Estrella Damm
Presença na Distribuição em negociação
“Estamos agora a negociar a nossa presença na distribuição moderna, sendo que queremos estar nos grandes espaços, supers e hipers, e não vamos estar em espaços mais pequenos”, adiantou Filipe Guerreiro.
“O mercado o consumo de cerveja está em contração, nos últimos dados de 2011, e não é um ano ideal mas contudo não é um ano para estar parado. Acreditamos que mesmo assim temos uma proposta diferenciadora com a força da Sumol+Compal e a tradição cervejeira da Damm”.
Em relação à marca Tagus, recentemente vendida ao Grupo Damm, continuará a ser distribuída em Portugal pela Sumol+ Compal com um posicionamento que tem em conta o “binómico qualidade/preço, enquanto a que as cervejas Damm serão terão um posicionamento mais premium”. O responsável não indicou se a marca será distribuída em Espanha no futuro mas a estratégia do Grupo Damm é ter sempre uma marca local em conjunto com a Damm, e para Portugal essa marca será a Tagus”, concluiu.