Quantcast
Retalho

A app que permite consultar o impacto dos produtos alimentares e cosméticos

A app que permite consultar o impacto dos produtos alimentares e cosméticos

Lançada em janeiro de 2017, em França, e considerada a 6.ª melhor aplicação francesa, em 2018, a Yuka é uma app que permite ao shopper saber o impacto dos produtos alimentares e cosméticos na saúde através de um simples scanner do código de barras. Depois de efetuado o scanner, o consumidor obtém uma ficha detalhada com a análise de cada produto. Caso a análise seja negativa, a app recomenda, de imediato, produtos similares e mais benéficos para a saúde.

As avaliações e recomendações feitas pela Yuka realizam-se de forma totalmente objetiva, salientando os criadores da app – os irmãos François e Benoit Martin – que “nenhuma marca nem fabricante têm influência relativamente ao resultado”, não suportando a aplicação qualquer publicidade.

 

A avaliação feita pela app aparece num código de cores – de verde (saudável) a vermelho (Menos saudável) –, aparecendo uma ficha detalhada do produto em causa. Quando o impacto do produto é negativo, a app recomenda produtos similares, mas mais saudáveis.

A análise efetuada tem por base três critérios: a qualidade nutritiva represente 60% da “nota” e baseia-se no método de cálculo da Nutriscore; a presença de aditivos representa 30% da avaliação total, tendo em conta a opinião da EFSA, ANSES e CIIC; e os restantes 10% o aspeto biológico com base na etiqueta bio europeia.

 

Quanto às recomendações, estas aparecem mediante um algoritmo que também tem em conta três critérios: a categoria do produto para recomendar produtos o mais similares possível; a nota do produto, de modo a recomendar unicamente produtos com noa avaliação; e a disponibilidade do produto para contar com recomendações fáceis de encontrar nas lojas.

No que concerne os produtos cosméticos e depois da enorme procura pelos utilizadores, a Yuka começou a analisar produtos cosméticos e de higiene, em junho de 2018. Esta funcionalidade foi integrada na app existente, continuando a ser gratuita, tendo a Yuka ampliado as composições dos produtos, de forma a serem cada vez mais transparentes. Cada ingrediente terá um novo risco atribuído, de acordo com os efeitos que causa ou que pode causar: disruptor endócrino, cancerígeno, alérgeno, etc..

 

O nível de risco é determinado em função da atual ciência hoje e baseia-se sobretudo na ANSES, CCSC, CIIC, lista SIN e em muitos outros estudos independentes.

De realçar que a Yuka tem vindo a construir a sua base de produtos desde janeiro de 2018, contando já com 450.000 produtos alimentares e 150.000 cosméticos indexados, contando já com mais de 10 milhões de utilizadores registados.

 

Em Espanha, onde a aplicação acaba de chegar, a Yuka reconhece cerca de 70% dos produtos disponíveis no país. Para os produtos não reconhecidos, os utilizadores da Yuka podem contribuir, adicionando as informações deste diretamente para a app e anexar fotos, permitindo, assim que a aplicação faça uso rapidamente de um banco de dados ainda mais completo sobre os produtos disponíveis no mercado.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever