- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

The Foodies: FIPA vai premiar PME nas áreas de sustentabilidade e inovação

The Foodies logo

A FIPA [1] (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares) anunciou esta quinta-feira ter-se associado à confederação FoodDrinkEurope [2] no lançamento, em Portugal, dos The Foodies [3]. Esta iniciativa pretende premiar micro, pequenas e médias empresas do setor agroalimentar, em toda a Europa, em áreas como sustentabilidade ambiental e social e inovação.

O galardão será entregue em três categorias, The Greener Planet Award, para iniciativas na área da redução do impacto ambiental, podendo contemplar projetos desde a diminuição das emissões de carbono à melhoria de embalagem; The Healthier Living Award, no campo da promoção de estilo de vida saudáveis e iniciativas como desenvolvimento de novos produtos e reformulação ou ações junto da comunidade; e Next-Gen Innovator Award, que pretende premiar jovens empreendedores e start-ups dedicadas ao desenvolvimento de sistemas alimentares mais resilientes, sustentáveis e seguros.

“A indústria portuguesa agroalimentar é um ótimo exemplo de inovação nestas áreas, sendo, por isso, muito importante que as nossas PME se candidatem aos The Foodies e demonstrem o seu valor”, sublinha Pedro Queiroz, Diretor-Geral da FIPA, em comunicado enviado à redação da DISTRIBUIÇÃO HOJE. “Numa altura em que as empresas se deparam com os desafios criados pela COVID-19, estes prémios assumem uma importância ainda maior ao pretenderem reconhecer o empenho de um tecido empresarial, maioritariamente composto por micro, pequenas e médias empresas e que continua a inovar em prol da sua resiliência e solidez no mercado, junto do consumidor e na comunidade”, acrescenta.

Esclarece a FIPA que a estes prémios europeus podem candidatar-se empresas que empreguem menos de 250 pessoas e que tenham um volume de negócios anual não superior a 50 milhões de euros e/ou um balanço total anual que não exceda os 43 milhões de euros. Já na categoria “Next-Gen Innovator Award”, os candidatos devem ter 40 anos ou menos com uma empresa em fase de arranque.