Tecnologia

Sistema de monitorização de glicose considerado ‘Produto do Ano’

Produto do Ano na Saúde

O sistema de monitorização de glicose FreeStyle Libre, do Abbott, foi distinguido com o selo ‘Produto do Ano’ na área da Saúde. Trata-se de um sistema ‘flash’ para o controlo e gestão da Diabetes, doença que afeta cerca de um milhão de portugueses.

De acordo com a empresa responsável pela tecnologia, “o FreeStyle Libre é uma ferramenta inédita na medição dos níveis de glicose para pessoas com diabetes, estando indicado essencialmente para pessoas com diabetes que necessitam de fazer diariamente várias picadas dos dedos para controlar os níveis de açúcar, incluindo crianças entre os 4 e os 17 anos*.”

Graças a um sensor com 35mm x 5mm (semelhante a uma moeda de 2 euros), este sistema é colocado na parte posterior do braço e permite medir os níveis de glicose intersticial, oferecendo resultados instantâneos sobre os valores de glicose e indicadores de tendência. Após uma hora da sua colocação no braço, o FreeStyle Libre inicia a leitura da glicose, tratando a informação que recolhe e identificando tendências.

“A grande inovação do FreeStyle Libre está no facto de, numa leitura sem dor e em apenas um segundo, a pessoa com diabetes obter informações relevantes sobre o presente (glicemia atual), sobre o passado e o futuro. Esta vantagem inovadora deve-se ao historial dos valores de glicose até oito horas antes da determinação e setas de tendência de glicose que são disponibilizados e que mostram se estão a subir, a descer ou constantes, o que permite que a pessoa com diabetes antecipar a tendência de evolução através desta determinação, ajudando a prevenir episódios de hipoglicemia (glicose baixa) e melhorando a sua qualidade de vida”, explicam os responsáveis pela tecnologia.

Paulo Sousa, diretor do departamento Abbott Diabetes Care, refere a propósito desta distinção que “durante décadas, as pessoas tiveram que picar os seus dedos, de forma rotineira, para verificar os seus níveis de glicose. A dor e os inconvenientes associados às picadas no dedo levaram a que fossem feitos testes com menos frequência. Este prémio confirma os nossos investimentos no desenvolvimento desta nova tecnologia e no lançamento deste inovador sistema de controlo e gestão da Diabetes”.