O retalhista James Hickson defendeu recentemente que o setor do retalho, sobretudo os pequenos comerciantes, tem que “abraçar a revolução da cerveja artesanal” já que este é o segmento que mais tem crescido no mercado das cervejas para consumo no lar.
“Não fujam. Este é o único segmento do mercado da cerveja a crescer e os consumidores querem mais escolha. Se não conseguirem comprar nas vossas lojas irão comprar no Sainsbury’s mais próximo”, referiu Hickson, que recentemente arrecadou o prémio ‘Independent Drinks Retailer of the Year’ nos Retail Industry Awards.
De acordo com a publicação Talking Retail, no Reino Unido, em particular, a cerveja artesanal explodiu nos últimos sete anos, existindo atualmente cerca de 1400 cervejeiros. As grandes insígnias, como a Tesco, já ‘abraçaram’ a tendência.
Recentemente, o retalhista anunciou que irá expandir a sua oferta de cerveja artesanal nas lojas Tesco Express de apenas duas marcas para mais de 30 referências. Por outro lado, dados recentemente publicados pela Nielsen revelam que as vendas de cerveja artesanal passaram de 265 milhões de libras em 2013 para 650 milhões de libras em 2015, fazendo com que o segmento tenha agora cerca de 4,2% de quota no mercado da cerveja no Reino Unido.
Aqui mesmo ao lado, em Espanha, o mercado da cerveja artesanal também está a crescer. Em 2015, a produção deste tipo de cerveja cresceu cerca de 70% em volume face ao período homólogo, segundo dados do Observatório Sectorial DBK, que indicam ainda que as vendas deste segmento no país vizinho atingiram os 73 milhões de euros no ano passado.