Já pensou como vai ser o escritório do futuro? A sua empresa está preparada para responder aos desafios de design e gestão dos espaços de trabalho do futuro? O mais recente estudo da Philips Lighting mostra como é que os espaços de trabalho estão a mudar e que paradigmas vão definir o futuro dos escritórios, segundo as opiniões de empresas, arquitetos e lighting designers.
- A conectividade e personalização dos espaços de trabalho vão permitir otimizar a utilização do edifício em função das necessidades dos utilizadores e de forma a contribuir para alargar a sua utilização. Para além disso, no futuro, os espaços serão otimizados para os gostos dos utilizadores, adaptando os níveis ou a temperatura de cor da iluminação de cada um dos postos de trabalho;
- A melhoria do conforto do colaborador será conseguida “através de ambientes melhor iluminados que incluem a luz diurna”. Nesse sentido, a melhoria das condições de saúde e de bem-estar dos colaboradores poderá ter um impacto positivo na produtividade laboral;
- Os escritórios procuram ter espaços flexíveis em função da atividade que as equipas têm de realizar: segundo o estudo, reuniões ou socialização, espaços para concentração, áreas destinadas à colaboração, ao descanso… A diversidade de espaços será cada vez maior, já que as rotinas de trabalho estão, também elas, a mudar.
- A procura da sustentabilidade é crucial na atualidade. De acordo com a Philips, “um edifício sustentável, para além de respeitar o meio ambiente e utilizar os recursos de forma eficiente ao longo da sua vida útil, também implica o cumprimento de normas de eficiência, poupança de energia e redução de custos operativos.”