- Distribuição Hoje - https://www.distribuicaohoje.com -

Quinta Vale D. Maria estende-se ao Douro Superior

Vinhos_Quinta_Vale_D_Maria

Este ano, a Quinta Vale D. Maria estende o seu portfólio à sub-região do Douro Superior, através do lançamento de três novidades. Oriundos da Quinta Vale do Sabor, junto à Foz do Rio Sabor, são três os vinhos propostos: um branco e dois tintos.

O Vale D. Maria Douro Superior 2018, elaborado a partir das castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, entre outras, encontradas nas encostas do Vale do Rio Sabor e do Rio Douro na sub-região do Douro Superior, foi vinificado em aço inox durante 7 a 12 dias, envelhecendo, posteriormente, em barricas de carvalho francês de 2.º e 3.º ano, durante 6 meses. Seguido de um estágio em cubas de aço inox nos restantes 13 meses, foram produzidas 26.600 garrafas de 75cl.

O Vale D. Maria Vinhas do Sabor Branco 2019 é um blend de três castas – Rabigato, Viosinho e Arinto -, com o Rabigato, uma das mais nobres castas do Douro, a aportar frescura. O carácter floral, de grande equilíbrio, do Viosinho complementa-se com o Arinto, mais aromático e encorpado. Com 9 meses de estágio em barricas de carvalho francês, foram engarrafas 4.272 garrafas de 75cl e 75 Magnums de 1.5L.

Por fim, todas as uvas das castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alicante Bouschet e Baga que compõem o Vale D. Maria Vinhas do Sabor Tinto 2018 foram colhidas à mão e desengaçadas antes de entrarem nos lagares de granito, na Quinta Vale do Sabor.

Depois de um estágio de 21 meses em barricas de segundo e terceiro uso de carvalho francês de 225L, produziram-se 12.160 garrafas 75cl e 400 Magnums 1.5L.