Quantcast
Sustentabilidade

PRO_MOV quer requalificar 20 mil portugueses até 2025

A iniciativa PRO_MOV vai lançar cinco novos laboratórios de formação e quer requalificar 20 mil portugueses em situação de desemprego até 2025. O projeto é promovido pelas empresas Sonae, Nestlé e SAP, pela Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) e pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), em estreita colaboração com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e com outras empresas do setor privado.

O anúncio ocorreu durante a sessão de trabalho que decorreu na sede da Nestlé, em Linda-a-Velha, e que juntou as diversas empresas e entidades públicas que formam a iniciativa, num total de 80 pessoas. O encontro serviu para finalizar o desenho dos programas formativos com várias saídas profissionais correspondentes aos 5 novos laboratórios a serem lançados ainda no decorrer de 2022.

 

A amplificação do PRO_MOV permitirá alargar o programa a várias regiões do país, que passa a desenvolver-se em Alcoitão, Alverca, Évora, Coimbra, Faro, Lisboa e Porto, bem como abranger áreas de atividade distintas, como agricultura, vendas, green jobs, assistência médica e digital. A previsão é que até 2025 sejam lançados 30 cursos e abertas 600 turmas.

A primeira ação de formação piloto na área de Manutenção Industrial, teve início em 2021 e está a decorrer no Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, inserido no laboratório de Indústria liderado pela Nestlé Portugal. Os formandos deste curso terminaram recentemente a componente de formação tecnológica e avançam agora para a formação em contexto de trabalho, tendo a possibilidade de virem a integrar os quadros das empresas no final do estágio.