Quantcast
espirituosas

Pernod Ricard quer conquistar quota de mercado neste Natal

PRicardlogo

A época festiva já aí está. Primeiro com as festas de natal das empresas e depois em família durante os dias de Natal para dar lugar à euforia da Passagem de Ano. Tudo ocasiões onde as marcas de bebidas espirituosas esperam que as suas marcas estejam entre a preferência dos consumidores para acompanhar esses momentos. A DISTRIBUIÇÃO HOJE entrevistou Bruno Calvão, Head of Marketing da Pernod Ricard Portugal que aposta no crescimento de quota de mercado das suas marcas neste Natal.

Quais as expetativas de vendas para este Natal? Será um Natal melhor que o ano passado?
Tanto o Natal como o Ano Novo são épocas de excelência para o sector das bebidas espirituosas. Estamos a falar de momentos de celebração e convívio que fazem o match perfeito com as nossas marcas, também eles direcionados para este tipo de momentos. No seguimento da recuperação do mercado, a Pernod Ricard está confiante no crescimento para este Natal e de continuar a ganhar quota de mercado, fruto de um maior investimento, quer a nível publicitário, quer no ponto de venda, com mais e melhor visibilidade das mossas marcas.

Bruno Calvão

 

Como vão estar as vossas marcas presentes nos pontos de venda, nomeadamente na Distribuição?Para a distribuição moderna, a Pernod Ricard criou este ano o conceito “Premium Lounge”, dispositivo de presença em loja em espaços de grande tráfego, que permite a exposição das mossas marcas Premium ao consumidor, com bastante impacto e sofisticação, declinado via digital através do conceito “Message in a Bottle”, onde oferecemos aos nossos consumidores, a possibilidade de, ao oferecerem uma garrafa das marcas Jameson, Chivas, Ballantine’s, Beefeater ou G.H.Mumm, enviarem uma mensagem de vídeo personalizada a desejarem boas festas a amigos, familiares ou a quem a oferta se destina. Este conceito inovador, que se insere na nossa estratégia de aposta no digital, será comunicado quer em loja, quer através das redes sociais das nossas marcas.  Por outro lado, e por se tratar de um período em que o gift giving assume uma importância e necessidade associada à compra, temos atualmente já disponíveis para os consumidores neste Natal, ofertas value added de grande qualidade, como embalagens especiais e ofertas on-pack. Outro exemplo da nossa dinâmica criativa, é o pop up store de Jameson, em Cascais e no Porto, onde recriamos uma experiencia de uma Barber Shop, e vendemos diretamente todos os produtos da família Jameson.

O nosso volume tem sensivelmente a mesma repartição do mercado, ou seja 30% na distribuição moderna e 70% no canal HoReCa, onde temos marcas que são reservadas unicamente para o canal On-trade Prestige como é o caso de Perrier-Jouet, ou o caso da marca de whisky Passport, com um route to market mais do lado da Distribuição Moderna.

Qual o valor, em termos de percentagem que a Distribuição Moderna tem na venda dos vossos produtos?
O nosso volume tem sensivelmente a mesma repartição do mercado, ou seja 30% na distribuição moderna e 70% no canal HoReCa, onde temos marcas que são reservadas unicamente para o canal On-trade Prestige como é o caso de Perrier-Jouet, ou o caso da marca de whisky Passport, com um route to market mais do lado da Distribuição Moderna.

 

Dentro do vosso portefólio de marcas, quais foram as marcas que tiveram um 2016 mais interessante (dados pré-natal)?
A Pernod Ricard orgulha-se de dinamizar o mercado com os seus dois best sellers, Jameson com um crescimento de +11% e Beefeater Dry Gin com crescimento de +26%, tal como o forte desempenho das marcas de champagne G.H.Mumm e Perrier-Jouet. A estratégia da Pernod Ricard assenta sobre 3 desafios: whisky, com a marca Jameson como prioridade estratégica com o objetivo de atingir a liderança; os gins, onde pretendemos ser os best in class com uma estratégia de portefólio que nos permite cobrir todos os segmentos premium da categoria, com a oferta mais ampla do mercado, com Beefeater, Seagram’s, Plymouth e mais recentemente Monkey 47; e por fim a ambição de aproveitar a oportunidade no segmento de luxo e champagne, através do desenvolvimento de marcas como Absolut Elyx e o champagne Perrier-Jouet. 2016 foi um ano muito interessante, repleto de novidades. Alguns exemplos das novidades do nosso portefólio introduzidas este ano no mercado e que traduzem este alinhamento estratégico foram a recente inovação e alargamento da gama Jameson com mais 3 novos produtos a incorporar a família Jameson: o Jameson Caskmates, Crested e Black Barrel. Jameson é marca mais dinâmica no segmento de whisky premium e que mais contribui para a dinâmica do segmento, crescendo +11% em Volume, quando o mercado whisky cresce +1% (Nielsen MAT Outubro).  No caso dos gins, categoria com crescimento actual de +10% em volume, a Pernod Ricard, através do portfolio premium com as marcas Beefeater, Seagram’s Gin, Plymouth e Monkey 47, cresce a mais do dobro do ritmo do mercado (+25%), com a marca Beefeater Dry a liderar este crescimento com o objectivo da liderança do segmento Premium+. Também no segmento luxo, a inovação é um pilar de crescimento, com exemplo do lançamento de Perrier Jouët Edition Automne 2005, Edição limitada da gama Belle Époque. Por outro lado, lançamos este mês em Portugal Chivas Regal Ultis, o primeiro Blended Malt da casa Chivas, produto que visa reforçar a gama ultra Premium da marca.

O consumidor português mudou algum tipo de hábito de consumo desde o último ano?
Na Pernod Ricard observamos que os hábitos de consumo dos portugueses têm vindo a alterar-se ao longo dos últimos anos, o consumidor português tornou-se mais conhecedor e ousado, gosta de conhecer novas marcas e produtos, onde também é visível uma maior abertura para novas formas de consumo.

 

Como prevêem que será 2017? Alguma tendência de consumo que perspectivam? Vão representar novas marcas para o mercado nacional?
A Pernod Ricard acredita no mercado nacional, tanto do lado do consumidor Português como do contínuo desenvolvimento do Turismo, mas também nos preocupa o impacto dos impostos e a consequência no aumento dos preços nos lineares. No entanto, esperamos que à semelhança deste ano, 2017 seja um ano de crescimento para as marcas da Pernod Ricard. Acreditamos que muitas das tendências de 2016 vão manter-se no próximo ano como é o caso do gin. Paralelamente, destacaria o grande peso que a categoria de whisky tem no mercado nacional, que neste último ano ganhou uma nova dinâmica que acreditamos que se vai manter no próximo ano, onde Jameson é a marca de whisky premium que mais cresce e contribui para esta performance da categoria. As novas formas de consumo apresentadas, como o Jameson Ginger & Lime, é o exemplo perfeito da nossa aposta em novos consumidores, um público que não é o consumidor habitual, mais que graças a estas formas diferenciadas de consumo ganham um novo interesse nesta categoria, ou a inovação em novos produtos como forma de ampliar a oferta e momentos de consumo para a marca.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever